FURG ganha mais um edital do Ministério da Justiça

O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - Cenpre/ICB/FURG, através de seu Centro Regional de Formação de Recursos Humanos - CRR/FURG/Senad, ganhou um novo edital do Ministério de Justiça - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD. Trata-se do Edital Nº- 8/2014 - Processo n° 08129.002030/2014-20/Senad para Manutenção do CRR/FURG/Senad - 2014/2015.

A proposta tem como objetivo promover a qualificação e articulação das redes de atenção a usuários de crack e outras drogas da Região Sul do Rio Grande do Sul, a partir da manutenção do CRR/FURG implantado por meio do Edital 002/GSIPR/Senad. Destina-se à formação presencial permanente dos agentes, trabalhadores e lideranças comunitárias que atuam nas redes públicas de saúde, assistência social, educação, políticas para infância e adolescência, sistema de justiça, segurança e outras políticas com interface na prevenção e cuidado dos problemas relacionados ao uso de drogas e para estudantes de último ano dos cursos superiores da área da Saúde, Ação Social, Psicologia, Educação e Direito. A meta será capacitar 800 multiplicadores que deverão compartilhar os conhecimentos adquiridos com pelo menos 10 colegas, perfazendo um total de oito mil profissionais no período de 12 meses de trabalho.

Esta proposta deverá beneficiar uma população de 975.626 habitantes distribuídos em 27 municípios, destacando-se três deles com populações acima de 100 mil: Rio Grande (207.036), Uruguaiana (129.580) e Bagé (121.500).

O projeto deverá ser desenvolvido em polos que serão compostos por municípios vizinhos. Cada polo, em um total de oito, deverá ter um município sede que receberá os participantes e desenvolverá as atividades organizadas de forma compartilhada com os componentes, sob a orientação da Equipe técnica do CRR/FURG/Senad.

Os polos terão um curso teórico presencial de 20h e oficinas práticas específicas para profissionais da educação e prevenção e para os que trabalham em reabilitação de dependentes químicos, desenvolvidas em mais 20h.

As oficinas práticas (20h) para os trabalhadores da área da Educação serão em número de três e desenvolvidas no município sede em uma escola eleita pelos participantes e com autorização da direção.

As oficinas práticas (20h) para os trabalhadores da área da Reabilitação serão também em número de três e desenvolvidas no município sede no local de trabalho eleito pelos participantes e com autorização dos coordenadores.

Os trabalhos terão a participação cerca de 11 docentes, três técnicos, quatro bolsistas de graduação e dois bolsistas de pós-graduação da FURG e mais colaboradores da comunidade. A equipe de coordenação está constituída pelo prof. Fernando Amarante Silva (coordenador do projeto); profª. Eli Sinnott Silva (coordenadora pedagógica); consultor terapêutico Joaquim Medina (coordenador executivo) e profª. Cristiane Barros Marcos (coordenadora do Cenpre).

Os interessados em outras informações deverão entrar em contato com a coordenação através do e-mail cenpre.cursos@furg.br ou pelo telefone (53) 32330202 com Luciara da Silva Larrea.

Início dos cursos - março de 2015

Locais - oito polos

Cidade sedes dos polos - Rio Grande; Bagé; Jaguarão; Pinheiro Machado; Santana do Livramento; Santa Vitória do Palmar; Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul.

Características dos cursos - cursos de extensão universitária, presenciais (75% de frequência), gratuitos, atestado de conclusão condicionado à frequência e avaliação.

 

Subject: Arquivo