FURG assina termo com empresa para pesquisa ambiental e sísmica

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG assinou nesta quarta-feira, 26, Termo de Cooperação com a empresa norueguesa Spectrum Geo do Brasil Serviços Geofísicos, visando parceria "para realização de pesquisas no contexto das condicionantes ambientais dos levantamentos sísmicos realizados na Bacia de Pelotas". A assinatura por parte do reitor em exercício Danilo Giroldo; do diretor da Spectrum João Carlos Correa; do diretor da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimentos - AGDI, Aloisio Nóbrega e do prefeito Alexandre Lindenmeyer, ocorreu no evento Tá em Pauta, promovido pela Câmara de Comércio.

O diretor da empresa que possui a maior biblioteca do mundo em dados sísmicos, foi palestrante no evento e lembrou os 80 anos de produção e exploração de petróleo no Brasil, com ênfase na Bacia de Pelotas, desde sua formação geológica e correlação com a Bacia da Namíbia até a produção atual de petróleo e gás. Ele afirmou que a Bacia de Pelotas tem potencial real para produção de gás e de petróleo e apontou os desafios para o futuro, nas próximas rodadas de licitações da Margem Equatorial e a partir dos problemas apontados na 11ª Rodada.

Na palestra, Correa destacou o termo assinado com a FURG, afirmando estar em Rio Grande "a melhor universidade do País em estudos de Oceanografia", completando: "sempre que encontro alguém ligado ao meio ambiente, veio daqui. Aqui se forma a massa crítica e o conhecimento". Para o professor Danilo Giroldo, este é mais um espaço importante para os pesquisadores da Instituição e irá marcar ainda mais a presença da Universidade no setor de petróleo e gás.

 

Gallery

Presidente da AGDI Aloisio Nóbrega durante assinatura do documento

Presidente da AGDI Aloisio Nóbrega durante assinatura do documento

Subject: Arquivo