FURG sedia 3° Enfoco

"É necessário que a universidade aproxime-se ainda mais da comunidade! Dos sujeitos sociais, sejam os professores, sejam todos os envolvidos nos processos formativos de nossas instituições educativas."

"É necessário que a universidade, a escola, as diferentes instituições, a sociedade empenhem-se na construção da perspectiva de cidade educadora. Uma escola sem muros, sem cercas, em que todos possamos nos fazer parceiros no processo de formação das gerações vindouras".

Essas afirmações foram proferidas em diferentes momentos, de diferentes formas, por professoras da Universidade e das escolas públicas de Governador Valadares durante o 3° Encontro de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (Enfoco), realizado no dia 11 de novembro. Promovido pela Pró-reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Extensão e da Coordenação de Formação Continuada e pelo COMFOR, o encontro teve o objetivo de discutir as práticas de formação continuada desenvolvidas pela instituição, bem como fomentar o debate em torno da Educação Integral em Tempo Integral

.

No turno da manhã uma mesa-redonda promoveu a socialização de práticas de formação continuada que caracterizam a ação da FURG junto às redes públicas de ensino. As professoras doutoras Maria do Carmo Galiazzi, Maria Renata Alonso Mota, Paula Regina Ribeiro, Joice Araújo Esperança e Julia Silveira Matos problematizaram concepções, estratégias, limites e possibilidades dos processos de formação continuada promovidos pelos seus grupos de trabalho. O público presente pode conhecer ainda mais as ações e reconhecer o trabalho das professoras pesquisadoras no campo da formação continuada de professores da Educação Básica em Rio Grande e em outros pólos atendidos pela FURG. Ainda no turno da manhã, os presentes puderam conhecer outros cursos oferecidos pela instituição através da exposição de banners.

No período da tarde, o encontro contou com um relato de experiências sobre a implementação da Educação Integral em Tempo Integral no município de Governador Valadares - Minas Gerais. A Secretária Adjunta de Educação do Município, professora Elizabete Aparecida de Carvalho, a Coordenadora Pedagógica da SMED, professora Roosvany Beltrame Rocha e uma Gestora de Escola Municipal, professora Jeane Grace de Alencar resgataram o processo de implementação da Educação Integral iniciada há quatro anos em Governador Valadares mencionando objetivos, proposições no campo da formação docente, investimentos em infraestrutura e todas as dificuldades e possibilidades desencadeadas desde então. Foram momentos que levaram o público a pensar em processos formativos que compreendam novos significados para o espaço escolar, novas relações entre os sujeitos e os conhecimentos e novos papéis sociais aos envolvidos com a educação.

De acordo com a equipe organizadora, para os que tiveram a oportunidade de participar do 3° Enfoco surgem novas perguntas, novas inquietações, novas ideias e perspectivas que, com certeza, podem contar com a universidade como o espaço de problematização, de discussão e de ação.

 

Subject: Arquivo