Atuação da FURG na área do ensino da dependência química é apresentada em Seminário

A professora do Instituto de Ciências Biológicas da FURG (ICB), Cristiane Barros Marcos, participou do 16º Simpósio Internacional sobre tabaco, álcool e outras drogas - dependência, compulsão e impulsividade, entre os dias 5 e 7 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).Cristiane apresentou dois trabalhos: "O ensino sobre dependência química enquanto fator de proteção na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)" e "Dependência química e direitos humanos".

Sobre os trabalhos

No trabalho sobre o ensino da FURG, a professora falou as disciplinas de Abordagem Multidisciplinar da dependência química (16047), a qual é aberta a todos os alunos da graduação e não possui pré-requisitos, afinal o intuito é dialogar sobre o uso e a dependência de drogas, promovendo a disseminação de informações e desenvolvimento do senso crítico a respeito, com vistas à prevenção e, claro, também como forma de contribuir para a atuação profissional de cada aluno independentemente de sua área de formação. Qualquer aluno da FURG pode cursar a disciplina. No evento, professores de outras instituições apontaram o caráter diferenciado desta proposta.

Sobre direitos humanos e dependência química, o intuito foi destacar o papel das políticas públicas na atenção ao usuário de drogas e a multifatorialidade do fenômeno da dependência de drogas. Não é possível pensar em formas de cuidado sem analisar as esferas da cultura, segurança e assistência social, por exemplo. Os profissionais de saúde tem o dever de conhecer e discutir as políticas para uma atuação ética e eficaz.

 

Subject: Arquivo