Drogadição é tema de encontro do Projeto Olhares Sul-rio-grandense

Na noite desta quarta-feira, 5, realizou-se mais uma atividade do Projeto de Formação Continuada Olhares Sul-Rio-Grandenses na Formação Continuada de Jovens a Adultos. Visando seguir agenda de atividades com temas sugeridos pelos educadores da EJA, o encontro contou com a presença coordenador geral do Centro de Recuperação dos Toxicômanos e Alcoólatras de Rio Grande, Regis Douglas da Costa Menezes, que fez sua explanação com o título "Meu Primeiro Passo".

Imerso em uma concepção de educação baseada no exercício do diálogo, foram trazidos ao debate temas como: o que é dependência química, estágios de uso de drogas que podem levar à dependência, o primeiro passo e reconhecimento do problema, a necessidade de mudança comportamental, raízes culturais, tomada de atitude - escolha de sua própria atitude - a crise e os grupos de apoio. Assim a proposta de formação envolve educadores da EJA, visando proporcionar aos cursistas o acesso às teorias do conhecimento que subsidiam a compreensão da realidade do educandos da EJA, que contemple suas experiências, vivências e memórias e que oportunize a partilha das práticas docentes.

O projeto é desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, voltadas a EJA na Diversidade e Inclusão Social, dentro da Secadi se propõe a discutir e apresentar uma proposta concreta de Formação Continuada aos Educadores e Educadoras da EJA, por meio da demanda e da parceria FURG/18ªCRE/SMEd.

Os primeiros encontros de formação desta parceria aconteceram no início de 2013, após um ano de atividades, no encontro de encerramento do primeiro ciclo os educadores da EJA avaliaram o projeto e sugeriram alguns temas para compor o calendário de atividades do projeto, no corrente ano. Dentre os temas sugeridos a drogadição e o envolvimento dos alunos da EJA com o mundo das drogas foi um dos mais solicitados. O encontro contou ainda com a presença do pró-reitor de Assuntos Estudantis e coordenador geral do Projeto, professor Vilmar Pereira, mais de 200 professores atuantes na EJA e a equipe que integra o referido projeto que agradece a todos pela presença e pelo envolvimento com a proposta.

 

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