Vôos da 33ª Operação Antártica são recebidos pela FURG

{000024409000000577}No último sábado, 1º de novembro, a reitora da FURG, professora Cleuza Dias, acompanhada do diretor da Estação de Apoio Antártico da FURG (Esantar), professor Gonzalo Velasco, recebeu o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Diniz e o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Leonardo Puntel, no Aeroporto Internacional de Pelotas. A passagem pela cidade teve como objetivo dar seguimento as ações da 33º Operação Antártica (Operantar), a quais a equipe da Esantar prepara e distribui vestimentas antárticas para pesquisadores, militares e visitantes que estão na Operação.

O primeiro a chegar, vindo de Brasília, foi o avião C-99 Legacy Força Aérea Brasileira, que trouxe autoridades civis e militares, incluindo Diniz.

Após, vindo do Rio de Janeiro, o avião C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira, sendo este o primeiro voo de apoio de outros dez programados para esta Operantar. O voo contava com pesquisadores, militares do Grupo Base - os quais ficarão por 13 meses na Estação Antártica Cmte. Ferraz, e outros militares da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e Marinha do Brasil.

No Chile, o ministro encontrará com o secretário da Comissão, vice-almirante Silva Rodrigues e seu gabinete. Juntos, farão a travessia de Punta Arenas, no Chile, até a base chilena Presidente Eduardo Frei, na Antártica, a bordo do C-130.

Arquivos

22

 

Subject: Arquivo