Cerimônia de encerramento da 13ª MPU será no Cidec-Sul, às 19h30

Após quatro dias de intensas atividades acadêmicas, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) conclui na sexta-feira (17) a 13ª edição de seu maior evento, a Mostra da Produção Universitária.A cerimônia de encerramento começa às 19h30, no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico do Extremo Sul (Cidec-Sul). Com o tema Popularização do conhecimento, entre nesse movimento, de 14 a 17 de outubro, a MPU contou com cerca de 1,2 mil trabalhos e mais de 20 oficinas e palestras, em eventos na área de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação. Após a cerimônia de fechamento, o Coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta-se às 20h30.

Para a coordenadora do evento e diretora de pesquisa da FURG, Ana Baisch,a 13ª edição da MPU colaborou para o fortalecimento do vínculo da FURG com a comunidade e para a divulgação e popularização do conhecimento. Compõem a 13ª MPU o 23º Congresso de Iniciação Científica, o 17º Seminário de Extensão, o 16º Encontro de Pós-Graduação, o 9º Seminário de Ensino e a 10ª Feira de Inovação Tecnológica. A FURG está cada vez mais integrada com a comunidade. Nós percebemos essa aproximação, vemos pessoas que não são alunas participando do evento. Isso é um grande avanço, pois a Universidade é inclusiva. A gente precisa cada vez mais do apoio e do reconhecimento da sociedade. Nós trabalhamos para a sociedade, avalia.

Novidades da 13ª MPU

Em 2014, a MPU ampliou o espaço de valorização da produção científica da instituição. Na cerimônia de abertura, na manhã de terça-feira (14), o professor Milton Asmusrecebeu homenagem pela sua trajetória na FURG. O professor, aposentado em 2013, atuou por 35 anos no Instituto de Oceanografia (IO), unidade em que ainda desenvolve pesquisas. Após a homenagem, Asmus inaugurou as atividades acadêmicas da 13ª MPU, com palestra sobre a área de gerenciamento costeiro na FURG e suas perspectivas para o futuro.

Na 13ª edição, a MPU avançou também em seu sistema de gerenciamento de inscrições, em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação, desenvolveu a possibilidade de apresentação de trabalhos com pôster digital, via projeção datashow, e criou a identidade visual do evento. Até então, cada edição da Mostra recebia, por seleção interna, uma representação gráfica. A nova identidade, agora permanente, apresenta a conjugação das oito áreas do conhecimento em convergência, traduzindo vibração, calor e energia.

Outro diferencial de 2014 é o acréscimo da participação de professores e alunos de outros câmpus da FURG, fortalecendo a unidade da instituição. Cerca de 60 alunos dos Câmpus de Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul colaboraram com o evento.

Participação internacional

Nesta edição, a Mostra contou com a participação de uma pesquisadora internacional em dois momentos, na palestra Geografia do gênero e os espaços de encontro colonial: um novo olhar para as narrativas das viajantes e na aula magna do curso de Pós-Graduação em Geografia.Ambas as atividades foram ministrada pela geógrafa Maria Dolors Ramon, da Universidade Autônoma de Barcelona.

 

Subject: Arquivo