Secretários da FURG participam do 8º Consub em Curitiba

Entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, uma delegação de secretários da FURG participou do 8º Congresso de Secretários das Universidades Brasileiras (CONSUB), no Centro de Convenções da cidade de Curitiba, no Paraná, o qual teve como tema Qualidade de Vida no Trabalho dos Secretários. No primeiro dia, após o credenciamento, participaram da confraternização de abertura do Congresso que contou com a apresentação do Grupo de MPB da UFPR.

Na terça-feira, 30/09, assistiram pela manhã à palestra Manutenção de Atitudes Proativas. O palestrante, Guto Zafalon, é professor universitário, animador sociocultural, consultor e estrategista em desenvolvimento humano. Na sequência da manhã, assistiram à palestra intitulada Secretário: qualidade de vida no trabalho e sua atuação como agente transformador do conhecimento nas universidades brasileiras, proferida por Eliana Ramos de Souza, secretária executiva da UNB. Na ocasião, a secretária falou sobre sua trajetória como servidora pública de uma Universidade Federal e as dificuldades enfrentadas na busca da qualificação pessoal.

No período da tarde, os participantes puderam desfrutar da palestra de Marcos Meire, Segredo de um secretário realizado e feliz como comunicar, interagir e trabalhar com sabedoria. Meire é professor de matemática, psicólogo, mestre em Educação, e comentarista em rádio e TV. Além disso, é escritor de sucesso e um dos maiores especialistas brasileiros na Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva de Reuven Feuerstein, a famosa Teoria da Mediação da Aprendizagem. Ao encerrar as atividades deste dia, os participantes assistiram à palestra de João Paulo Prestes, do Paraná, Stress e qualidade de vida.

Na quarta-feira, 1º/10, pela manhã, a palestra teve como título A arte de viver de bem com a vida, com Dulce Magalhães, doutora em Filosofia com foco em Planejamento de Carreira pela Universidade Columbia (EUA), mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres (Inglaterra), pós-graduada em Marketing pela ESPM-SP, especialista em Educação de Adultos pelas Universidades de Roma (Itália) e Oxford (Inglaterra), Representante Brasileira no Seminário de Cultura e Comunicação da UNESCO. Dulce abordou o tema sobre como produzir mudanças, sobre o porquê das dificuldades em implementar coisas novas na vida.

Em seguida presenciaram a apresentação de Dudu Braga, (Roberto Carlos Braga II, o Segundinho, filho do cantor Roberto Carlos, que ficou cego aos dezessete anos). Dudu é publicitário de formação, apresentador de rádio e TV, produtor musical e empresário. Ficou muito conhecido na novela América, da Rede Globo, interpretando a si mesmo, Dudu Braga, no quadro É preciso saber viver, em que entrevistava pessoas com deficiência da vida real. Ele utiliza exatamente esse título para as palestras que realiza, contando de uma forma bem-humorada a sua experiência de vida. Defende a política de cotas, pois a acha necessária, já que não acontece de forma natural, ela promove integração entre pessoas com e sem deficiência. Diz que é uma maneira das empresas ajudarem nessa integração. Encerrou sua palestra afirmando que para ser feliz não precisa ter tudo, é preciso saber viver, mesmo com limitações.

Durante a tarde, a programação começou com a palestra de Armelino Girardi, Autoconhecimento através da roda de satisfação da vida. Girardi é o criador e mantenedor do site www.desaposentado.com.br, idealizador e catalisador do Clube dos Desaposentados, autor do livro Desaposentado: melhor agora e coautor de Agora e sempre a vida é um projeto uma visão ampliada da vida. Atua como consultor e palestrante na área de desenvolvimento e gestão de pessoas. Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Recursos Humanos.

No último dia de Congresso, 2/10, tiveram a grata satisfação em participar da apresentação do renomado Mário Sérgio Cortella, a palestra Qual é a tua obra? (se você não existisse, que falta faria?). Cortella é filósofo, escritor, graduado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP. É o criador da série de livros "O que a vida me ensinou". Ex-monge, a espiritualidade está sempre presente em suas obras. É professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e de pós-graduação em Educação da PUC-SP, além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral. Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de São Paulo de (1991 a 1992), durante a administração de Luiza Erundina e foi membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES/MEC.

De acordo com a maioria dos membros da delegação da FURG, essa foi a melhor palestra de todo o Congresso, merecendo inclusive ser trazida para os demais colegas em Rio Grande. Destaque também para a apresentação do trabalho A importância da integração dos secretários para a melhoria da qualidade de vida no trabalho pelas colegas da FURG Cleni Lopes, Cláudia Borges e Eni Bresqui.

Confira mais fotos do evento neste link.

 

Gallery

Delegação da FURG em Curitiba

Delegação da FURG em Curitiba

Subject: Arquivo