FURG integra Outubro Rosa

Para destacar a importância da prevenção ao câncer de mama, o município do Rio Grande instituiu o Outubro Rosa. A estratégia visa promover uma série de atividades, a exemplo do que tem sido feito em diversos países, para diagnóstico e prevenção da doença. A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) apoia e integra a ação, incluindo a realização de exames no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr.

De acordo com a diretora do HU, professora Helena Vaghetti, essa iniciativa chama a atenção para a saúde feminina. O objetivo não é apenas prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama, mas de atentar para a saúde da mulher como um todo. Assim, o Hospital Universitário se insere no Outubro Rosa protagonizando uma série de ações como os exames citopatológicos e as mamografias que, neste ano, serão duas vezes mais que no ano passado. Durante todo o mês de outubro, estarão envolvidos nestas atividades, além de trabalhadores da saúde do HU, docentes e acadêmicos da Faculdade de Medicina, Residentes e integrantes do Grupo de Pesquisa Viver Mulher, da Escola de Enfermagem, disse a diretora do HU.

Estudos apontam que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e em 2014 foram registrados cerca de 57 mil novos casos no Brasil. Os dados indicam que a cada 36 minutos, uma brasileira morre de câncer, mas que caso a doença seja descoberta em fase inicial, as chances de cura podem chegar a 90%. Em 2012, foram registrados 26 óbitos em Rio Grande. De janeiro de 2013 até junho de 2014, 38 mulheres diagnosticadas com a doença faleceram no Município.

 

Gallery

Subject: Arquivo