Exposição Capilla estará disponível ao público até 24 de agosto no Shopping Praça Rio Grande

O shopping Praça Rio Grande apresenta até 24 de agosto a exposição Capilla, trabalho agraciado pelo 9º Prêmio Memória da Arquitetura promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil Núcleo Rio Grande. A exposição resume o resultado de quatro anos de pesquisa multidisciplinar desenvolvida por equipe da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), para elaboração do Projeto Arquitetônico e Urbanístico de Recuperação da Capela Nossa Senhora da Conceição, no Taim. No local, estarão disponíveis ao público painéis do levantamento Arqueológico e Cadastral da Capela, o Projeto de Restauro e amostras de artefatos arqueológicos.

A Capilla

A Capela Nossa Senhora da Conceição está situada em ponto elevado, a cerca de 7 metros das margens da Lagoa Mirim, na região do Taim. O local esteve associado a uma guarda militar, criada em 1738, em versão edificada provavelmente em técnica de pau a pique e barro. A capilla resistiu aos conflitos entre portugueses e espanhóis, sofrendo abandono nos anos de ocupação espanhola, que atingiu inclusive o município de Rio Grande, entre 1763 e 1776. A construção atual é possivelmente oriunda de reconstrução datada de 1795, por iniciativa militar. Nos anos seguintes, duas reformas importantes, ocorridas provavelmente em 1845 e 1889, incluíram adornos de inspiração neoclássica, conferindo o aspecto atual à fachada.

A Equipe

A equipe da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é composta pela coordenadora e diretora de Obras da Pró-Reitoria de Infraestrutura, Rita de Cássia Veiga; o coordenador de investigação histórica, Artur Henrique Barcellos; a coordenadora de arqueologia, Beatriz Thiesen, o coordenador de campo, Martial Heri Pouguet; a arquiteta Verena Schmidt; os professores Marcia Kuniochi, Márcio Moura e Cristina Goularte; e alunos de arqueologia e engenharia.

 

Subject: Arquivo