Fepam entrega à FURG licença de operação do campus Carreiros

Documento regulariza campus e caracteriza momento histórico da FURG

A licença de operação que possibilita a regularização ambiental do campus Carreiros da FURG foi entregue oficialmente na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, pelo diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental - Fepam, Nilvo Alves da Silva, à reitora Cleuza Maria Sobral Dias. A entrega ocorreu durante a reunião de trabalho entre as equipes das duas instituições, realizada no Centro de Convívio dos Meninos do Mar - CCMar.

Esta é uma etapa muito importante de todo o processo de licenciamento ambiental do campus, que prevê os condicionantes para o crescimento e desenvolvimento físico-geográfico da Universidade. Ainda estão sendo feitos estudos arqueológicos na área, como parte do licenciamento ambiental, que são as licenças de instalação das obras ainda não iniciadas. O vice-reitor, Danilo Giroldo, disse que o estudo arqueológico e ambiental e os licenciamentos vão balizar o crescimento e qualificar as ações que visam desenvolver a expansão da Universidade.

Para a reitora Cleuza Dias, o recebimento dessa licença é um marco para a FURG e o atendimento de uma das ações estratégicas do plano de gestão da administração. Desde que assumiu a Reitoria, lembrou ela, uma das prioridades foi a construção da política ambiental da FURG, assim como a elaboração do plano de gestão ambiental, o que tem sido realizado a partir da formação da Comissão Temporária de Gestão Ambiental - CTGA. A Instituição iniciou junto à Fepam o processo de licenciamento ambiental de toda a área do campus, que possui 227 hectares. A equipe técnica da Fepam analisa cada uma das fases e indica condicionantes.

A reitora Cleuza Dias esteve acompanhada do vice-reitor, Danilo Giroldo, do diretor do CCMar, Lauro Barcellos, e dos integrantes da CTGA. Com o diretor-presidente Nilvo Alves da Silva, estiveram servidores técnicos e administrativos da Fepam na Regional Sul e de Porto Alegre.

Escritório

Na mesma oportunidade, foi colocada à disposição uma sala no CCMar, onde está sendo instalado um escritório da Fepam em Rio Grande, para atuar em complemento ao atual escritório regional na cidade de Pelotas. O diretor do CCMar disse que essa é uma parceria fundamental para oferecer às instituições melhores condições de abraçar as causas ambientais, tão sensíveis no litoral sul gaúcho.

O presidente da Fepam assegurou que as relações entre FURG e Fepam vão "muito além" das licenças e processos da área, pois as duas instituições têm objetivos semelhantes. Para a reitora Cleuza Dias, o potencial de trabalho conjunto é muito grande e um dos grandes objetivos da Administração da FURG é atuar não só na produção, mas também na aplicação de conhecimento na área ambiental.

 

Subject: Arquivo