Oceanografia Biológica formará o primeiro doutor com dupla titulação da FURG

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (PPGOB) formará o primeiro doutor com dupla titulação (Brasil e Austrália) da FURG. Essa iniciativa foi possível a partir de um convênio entre PPGOB e a Flinders University, localizada em Adelaide, na Austrália, que teve início em 2011 pelos professores Eduardo R. Secchi (do PPGOB) e a L. M. Möller (da Flinders University) visando à formação conjunta de alunos de Pós-Graduação (Cotutelle Agreement).

Essa prática é comum em universidades no exterior e agora se torna uma realidade aos alunos do PPGOB. O primeiro aluno do Programa que poderá ser beneficiado com a dupla titulação é o de doutorado Pedro Friedrich Fruet, que defenderá sua tese intitulada "Estrutura Genética, Dinâmica e Viabilidade Populacional do Boto, Tursiops Truncatus, do Estuário da Lagoa dos Patos, Sul do Brasil".

A defesa ocorrerá no dia 18 de agosto, às 8h30min, na sala Estuários do Cidec-Sul. A banca examinadora será formada pelos professores doutores Eduardo Resende Secchi (orientador - FURG) Luciano Dalla Rosa (FURG), Paul Gerhard Kinas (FURG), Leandro Bugoni (FURG), Luis Fernando Fernandes Marins (FURG), Alexandre Freitas Azevedo (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ) e Artur Andriolo (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF).

Uma versão em inglês da tese será entregue na universidade australiana. Uma das exigências da Flinders é que o aluno seja avaliado por dois examinadores externos no processo de avaliação da FURG. Após a defesa, o aluno obterá dupla titulação, evento inédito para um programa de pós-graduação da FURG. Outros alunos do PPGOB já estão planejando trilhar o mesmo caminho. A dupla titulação no Brasil e exterior referenda os padrões internacionais de formação dos nossos alunos e a inserção internacional do PPGOB, diz o coordenador do PPG em Oceanografia Biológica, Alexandre Miranda Garcia.

 

Subject: Arquivo