Eleito o Conselho de Administração e a Diretoria da Associação APL Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno

Assembleia reuniu diversas empresas e instituições ligadas ao Polo Naval

Na manhã desta sexta-feira, 8, foi realizada a Assembleia Geral de fundação da Associação do Arranjo Produtivo Local (APL) Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno, no Cidec-Sul da FURG. A partir de agora, a Universidade Federal do Rio Grande deixa de ser o órgão responsável pela gestão do APL. No encontro foram eleitos os integrantes do Conselho de Administração e da Diretoria do APL, além da aprovação do Estatuto Social da Associação. Na cerimônia de abertura, o vice-reitor da FURG, professor Danilo Giroldo, ressaltou que o APL é uma iniciativa que, desde sua fundação, procura articular de forma intensa os governos, as empresas e as instituições. Temos muito orgulho em ter estado à frente do APL neste um ano e meio de trabalhos. Hoje, estamos criando uma entidade cooperativa para gerenciar e trabalhar de forma ainda mais intensa, disse.

{000023801000000255} Para a reitora da FURG, professora Cleuza Dias, a fundação da Associação é um passo marcante nessa caminhada. A Universidade sempre estará à disposição para possibilitar essa integração entre governos, instituições e empresários. Esse é um dos papéis da FURG: abrir suas portas para que possamos desenvolver conhecimento, incubar idéias, mas também acolher e desenvolver grandes ações de desenvolvimento para a região e para a nação , destaca. A reitora também parabenizou o trabalhado realizado pelo professor Danilo, que liderou todo o processo, e a sua equipe de estudantes, técnicos e professores da Universidade que estiveram envolvidos com o projeto nesse período em que a FURG esteve como gestora do APL.

Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, o vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega, o Coordenador da Área de Energia da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industria, Jorge Boeira e o Coordenador Geral de Óleo e Gás do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, João Rossi.

Os eleitos para o Conselho de Administração da Associação foram: Valter Armando Rodrigues Fuao (Petrobras), Aloísio Feliz da Nóbrega (Governo do Estado do Rio Grande do Sul), João Carlos Brahm Cousin (Prefeitura Municipal do Rio Grande), Mario Augusto Maduell de Almeida (Prefeitura Municipal de São José do Norte), Paulo Fernando Curi Estima (Prefeitura Municipal de Pelotas), Renan Gutterres Lopes (Câmara do Comércio do Rio Grande), Eduardo Battaglia Krause (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore Sinaval), Augusto Ribeiro de Mendonça Neto (Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore Abenav), Sandro Ramos Barros (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de Rio Grande/RS), Cleuza Maria Sobral Dias (Universidade Federal do Rio Grande), Sylvio Motta (Universidade Católica de Pelotas), Manoel José Porto Júnior (Instituto Federal Sul-rio-grandense/Pelotas), Viviane Rios Kwecko (Instituto Federal Sul-rio-grandense /Rio Grande), Alexandre Cesar Moco Canhetti (Ecovix), Roberto Luiz Bogado Duarte (Estaleiro Rio Grande), Carmelo Ludovico Gonella (EBR), José Gabriel Fonseca Cardoso (Darcy Pacheco), Everton Rodrigues da Silva (Intelligenz), Alan Sejer Poulsen Junior (Gebras) e Jefferson Ferro Puccinelli (Profab Engenharia).

Durante a assembleia, o diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sergio Kapron, explanou sobre o FundoAPL, que possibilita aos associados do APL a captação de recursos para projetos cooperativos. Kapron salientou que as propostas devem visar o resultado coletivo e que busque agregar valor ao APL.

Logo após, o Conselho de Administração nomeou a Diretoria da Associação. Os membros são: Danilo Giroldo (diretor presidente), Arthur Rocha Baptista (diretor de Desenvolvimento Econômico e Social), Viviani Rios Kwecko (diretora de Formação de Recursos Humanos) e Alexandre Cesar Moco Canhetti (diretor de Tecnologia e Inovação). O Conselho Fiscal será eleito na próxima assembleia.

 

Subject: Arquivo