Les Doctoriales supera expectativas de inscrição em sua primeira edição gaúcha

As inscrições para o programa Les Doctoriales superaram expectativas, atingindo 228 doutorandos. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) contabiliza o maior número de inscritos: 76 alunos, seguida pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) com 25, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com 23 e Universidade de Passo Fundo (UPF) com 22. A edição de 2014 será no Vale dos Vinhedos, entre 2 e 7 de novembro. O evento é organizado pela Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit) em parceria com as instituições de ensino superior do Estado com programas de pós-graduação.

Para a titular adjunta da Scit, Ghíssia Hauser, a primeira edição rompe uma barreira, pois é o teste para identificar o quanto os doutorandos gaúchos estão interessados em se voltar para a iniciativa privada. No nosso imaginário, o foco dos alunos é para a docência universitária, para pesquisas. E, ver que alcançamos 228 inscritos, sem nenhuma divulgação, nenhum cartaz, apenas ações diretas nas universidades, demonstra um sucesso gigantesco e, mais do que isso, demonstra que é um programa no qual valia a pena investirmos.

Durante cinco dias, os discentes participarão de um seminário, de imersão total, para aproximá-los do mundo profissional e socioeconômico. No total, serão disponibilizadas 100 vagas para esta primeira edição gaúcha. Os doutorandos inscritos passarão por uma pré-seleção, que levará em conta a participação na universidade, a transdiciplinaridade e o mérito acadêmico. A lista com os selecionados será divulgada no dia 23 de setembro, pelo site do programa www.lesdoctoriales.rs.gov.br.

Fonte: Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit)

 

Subject: Arquivo