FURG 45 Anos: história é contada pelo Núcleo de Memória

A Universidade Federal do Rio Grande chega, no próximo dia 20, aos 45 anos de fundação oficial. Idealizada desde a década de 1950, quando começou o primeiro curso superior em Rio Grande - Engenharia Mecânica Industrial - e oficializada em 1969, a FURG tem uma história intimamente ligada ao desenvolvimento regional e às necessidades das populações de Rio Grande e entorno.

Os 45 anos se revestem de maior importância porque ocorrem num momento em que há significativa mobilidade de servidores - um grande número dos pioneiros buscando a aposentadoria e outro grande contingente chegando e ocupando novas e antigas vagas. É neste contexto que cresce em importância o Núcleo de Memória Francisco Martins Bastos, o Nume/FURG. O Nume conta aos visitantes a história desta Universidade, seus cursos, seus projetos antigos e atuais.

A mostra permanente do Nume, localizada no prédio central do antigo Campus Cidade (hoje IFRS), apresenta objetos, equipamentos, fotos e documentos que relatam as diversas etapas vividas nestes 45 anos da FURG e também os anos anteriores que levaram à criação da Universidade. Seus dirigentes, servidores e estudantes - os pioneiros e os que chegaram depois à Instituição - também são personagens que enxergam ali suas histórias.

Há uma semana escolhido presidente do Nume, o professor da Faculdade de Direito - Fadir Péricles Gonçalves faz um convite a todos e todas, estudantes, servidores e comunidade em geral, para que visitem o Museu Nume e conheçam mais da Instituição que tem por vocação os ecossistemas costeiros e oceânicos. O Museu Nume fica na rua Alfredo Huch 475 e está aberto à visitação no mesmo horário de atendimento administrativo da FURG - das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

 

Subject: Arquivo