Acadêmicos do Programa de Licenciaturas Internacionais encerram atividades em Portugal

O Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em parceria com as Universidades de Coimbra e Aveiro (Portugal), realizou as cerimônias de formatura de 12 acadêmicos da FURG. Pelo programa, os estudantes selecionados passam dois anos do curso de Licenciatura na instituição portuguesa e dois anos na instituição de origem, no Brasil. Ao final, recebem diploma de ambas as universidades. A diretora de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da FURG, professora Leila Costa Valle, esteve presente nas cerimônias.

Universidade de Coimbra

No dia 30 de junho, em Coimbra (Portugal), foi realizada a cerimônia de encerramento do 3º Programa de Licenciaturas Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Seis alunos dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Química e Educação Física da FURG encerraram seus estudos no país. Evandro Santos, acadêmico do curso de Artes Visuais é um deles. De acordo com o estudante a participação no programa foi uma experiência única e de extrema importância para a formação acadêmica. Desde o início do programa contei com o apoio incondicional da coordenadora responsável pelo projeto, professora Vivian Paulitsch, relatando as dificuldades iniciais referentes a inserção num ambiente acadêmico diferenciado e a adaptação a uma nova cultura de ensino, muitas vezes com particularidades de difícil apreensão pelo estudante estrangeiro, disse Evandro. Agora os acadêmicos retornam ao Brasil para frequentar o último ano de graduação, concluir seus cursos e obterem a dupla diplomação.

Universidade de Aveiro

Outros seis acadêmicos também receberam seus certificados no dia 4 de julho, na Universidade de Aveiro (Portugal). Os acadêmicos dos cursos de licenciatura em Biologia, Letras e Matemática, coordenados pela professora Sonia Hefler, terminaram os dois anos de mobilidade acadêmica e estão prestes a retornar ao Brasil. O período de mobilidade no exterior oportunizou aos estudantes não só novas experiências formativas, mas também a socialização em um espaço internacional. No âmbito da formação os alunos tiveram um comprometimento grandioso com o PLI e, graças a isso, foi possível concluir com sucesso o período de mobilidade no exterior. O comprometimento e a dedicação que os alunos tiveram com o programa e com as disciplinas cursadas na universidade portuguesa foram quesitos fundamentais para a obtenção do êxito acadêmico. De acordo com os acadêmicos do curso de Letras da FURG, Alice Almeida e Diego Borges, esse período no exterior foi de muito aprendizado não só no contexto de sala de aula, mas também fora dela. A troca de experiências com colegas estrangeiros foi de grande preciosidade e, para, além disso, a dedicação aos estudos, a superação das dificuldades e a busca da própria autonomia foram intensificadas pelo imenso desejo de crescimento pessoal e obtenção de uma formação profissional de excelência, afirmam os estudantes.

Foto 01 - Acadêmicos Universidade de Coimbra

Foto 02 - Acadêmicos Universidade de Aveiro

 

Subject: Arquivo