HU/FURG discute adesão à Ebserh

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promoveu na tarde de segunda-feira, 16, mesa de debates sobre a Política do Governo Federal para os Hospitais Universitários (HUs). O evento, que contou com a participação de mais de 300 pessoas no auditório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., buscou apresentar o panorama atual do HU, a situação financeira e discutir a possível adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A Ebserh é uma entidade pública de direito privado criada pelo Governo Federal para solucionar o problema de recursos humanos dos Hospitais Universitários e cumprir determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). O Acórdão do TCUexige desde 2008 a substituição de trabalhadores contratos via fundações de apoio. A FURG, no entanto, em razão de Termo de Compromisso assinado com Ministério Público Federal, conta atualmente com a colaboração de 494 trabalhadores vinculados à Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg).

O debate foi iniciado com explanação sobre os serviços prestados pelo HU e os problemas financeiros enfrentados pela Instituição. Conforme os dados apresentados pelo pró-reitor de Planejamento da FURG, Mozart Martins, e o diretor da Faherg, Carlos Weska, a previsão orçamentária do HU para 2014 é de deficit de cerca de R$ 6,8 milhões. Atualmente, 93,99% da receita da Faherg são destinados para a folha de pagamento dos trabalhadores.

A reitora da FURG, Cleuza Dias, após destacar os esforços da gestão em buscar alternativas à Ebserh, mostrou-se preocupada com a manutenção da qualidade do serviço prestado à população e com a formação acadêmica em face da atual situação financeira. Essa é a alternativa que nos é dada pelo Governo Federal para manter o hospital e não fechar leitos. Vamos nos colocar como gestores responsáveis independentemente do modelo, salienta.

O Hospital Universitário

O Hospital Universitário da FURG foi fundado em 1976. Em 1986, criou-se a Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg), com o objetivo de administrar recursos e pessoas. Atualmente, a instituição conta com 55 residentes e 1.008 trabalhadores, entre servidores da FURG, da Faherg e terceirizados. No primeiro quadriênio de 2014, foram realizados 76 mil atendimentos. Atendemos as pessoas desde antes de sua concepção e durante todo o seu ciclo vital. É o maior órgão de interface com a comunidade, destaca a diretora do HU/FURG, Helena Vaghetti.

Arquivos

Foto 1

Foto 2

Foto 3

 

Subject: Arquivo