2º Fórum Institucional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da FURG

Identificar demandas da comunidade científica da Universidade em relação à pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico, bem como auxiliar na construção de políticas e ações relacionadas ao tema. Esses foram alguns dos temas discutidos no 2º Fórum Institucional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da FURG realizado no dia 10 de junho, no Cidec-Sul. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e pelo Comitê de Ciência, Tecnologia e Inovação da FURG.

O Fórum esteve inserido nas comemorações dos 45 anos da FURG e dos 50 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Na abertura do evento participaram o Vice-reitor da FURG professor Danilo Giroldo, a presidente da Fepergs, professora Nádya Pesce da Silveira, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG, professor Ednei Gilberto Primel e a diretora de Pesquisa professora Ana Luiza Muccillo-Baisch.

Na palestra de abertura do evento a professora Nádya falou sobre a importância da formação de redes, mediante o contato entre os pró-reitores de Pesquisa das Universidades do Estado, sobre a internacionalização da pesquisa e sobre os avanços da Fapergs nos últimos anos.

Com um público constituído de professores, estudantes, técnicos, coordenadores de pós-graduação, diretores e pró-reitores, as Unidades Acadêmicas da Universidade apresentaram as linhas de pesquisa, áreas de atuação, grupos de pesquisas, demandas, cooperações, entre outras potencialidades. De acordo com a Diretora de Pesquisa da FURG, professora Ana Luiza Muccillo-Baisch, o Fórum possibilitou a participação efetiva da comunidade universitária no sentido de contribuir para a construção de uma Universidade forte e comprometida com a formação profissional de recursos humanos para atuarem na pesquisa, no desenvolvimento e na inovação.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ednei Primel, a participação da comunidade universitária nos eventos promovidos pela Propesp permite identificar potencialidades e demandas para proposição de ações e de políticas voltadas para atividades relacionadas a Pró-Reitoria. De acordo com o professor, o evento iniciou no dia 10, mas terá continuidade ao longo do ano através de reuniões temáticas entre a Propesp, o Comitê de Ciência Tecnologia e Inovação e as Unidades Acadêmicas. Os resultados serão apresentados na forma de relatório para a Propesp.

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