FURG promove mais uma edição do Curso de Férias em Radiações Solares

Começou na segunda-feira (5) e se estenderá por toda a semana mais uma edição do Curso de Férias em Radiações Solares para estudantes da rede pública de ensino de Rio Grande. O curso está na 9ª edição e conta com estudantes da Escola Estadual Lilia Neves, localizada na Vila da Quinta.

As atividades ocorrem pela manhã no Laboratório de Ensino do prédio de Ciências Fisiológicas. Há algumas atividades que são realizados na área externa, dependendo do andamento do curso, que é promovido pelo Grupo de Estudos em Estratégias de Educação para a Promoção da Saúde (Geeps), do Laboratório de Cultura Celular, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/FURG).

O objetivo desse trabalho é desenvolver junto com os estudantes um espírito critico em relação à ciência, além de propiciar a eles a experimentação, ou seja, em nossos cursos, são os estudantes que montam os experimentos, criam as hipóteses, os objetivos e a metodologia, diz uma das coordenadoras do curso, professora Ana Paula Votto. Nós apostamos nos erros e acertos deles mesmos, pois os tutores que os orientam de maneira alguma dizem as respostas. Essa é a metodologia que utilizamos, e em todas as edições temos tido ótimos resultados, complementa.

Durante o curso os participantes desenvolvem experimentos que envolvem o tema radiações solares e que objetiva colocar os envolvidos em contato com uma ciência viva e prática. A metodologia utilizada é a sugerida pela Rede de Novos Talentos e que indica que os estudantes sejam os atores, criando seus próprios experimentos e chegando as suas conclusões. Nosso grupo participa da rede já há alguns anos, e procuramos sempre ter a mesma metodologia, ou seja, temos o tema principal, que são as radiações solares, mas a partir desse tema gerador é que o curso ocorre, mas cada grupo é que irá determinar o que quer aprender e como, e assim chegar às conclusões sobre o assunto, enfatiza a professora.

Esse curso faz parte do Projeto da Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública, do qual a FURG já faz parte desde 2007, juntamente com outras 23 instituições nacionais públicas de ensino superior e 40 grupos participantes. O objetivo principal é de ensinar ciência, fazendo ciência. Para isso, desenvolve metodologias que facilitam o aprendizado, desmistificando a ciência. Inúmeras atividades são desenvolvidas pelo programa, mas duas ações constituem a sua espinha dorsal: cursos experimentais de curta duração e estágios.

 

Gallery

Alunos também têm atividades na área externa

Alunos também têm atividades na área externa

Subject: Arquivo