Acolhida Cidadã/Solidária 2014/1 realiza passeio com os acadêmicos

Uma atividade diversificada e em contato direto com a natureza. Assim se define o primeiro passeio da ação Conhecendo Rio Grande, realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da FURG, como parte da programação da Acolhida Cidadã Solidária 2014/1.

O objetivo da atividade foi proporcionar aos acadêmicos da FURG um momento de lazer e ao mesmo tempo apresentar lugares próximos à cidade que possuem um grande valor ambiental. Para acompanhar as visitas e esclarecer as dúvidas dos acadêmicos, o técnico do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e integrante do Programa Ecologia e Sustentabilidade Ambiental (Proecos) do Laboratório de Limnologia da FURG, Leonardo Furnaleto, participou do passeio.

O primeiro destino foi a Praia da Capilha, que fica distante aproximadamente 100 quilômetros de Rio Grande. A praia é banhada pela Lagoa Mirim e apesar de possuir uma infraestrutura carente, recebe milhares de veranistas nos meses de janeiro e fevereiro. Os acadêmicos puderam conhecer uma antiga igreja, localizada na praça que dá acesso à praia. Na ocasião, Leonardo falou sobre a localização da praia, assim como a importância que a mesma possui para a irrigação de lavouras de arroz da região.

Logo após, o grupo de acadêmicos visitou a Reserva Ecológica do Taim. Os acadêmicos viram de perto as capivaras e puderam saber mais sobre como os animais vivem naquele ambiente. A última visita foi realizada nas dunas do Taim. As dunas são imensos emaranhados de areia branca que podem ser visualizados da BR 471 e que ficam dentro de uma propriedade privada, mas que fazem parte do Taim e podem receber visitas perante a autorização do proprietário.

Janaina de Souza, acadêmica do curso de Ciências Contábeis da FURG e natural de Porto Alegre (RS), conta que o passeio foi uma experiência interessante, pois mesmo sabendo da relevância desses dois lugares para região, a acadêmica nunca tinha tido a oportunidade de conhecê-los de perto. Janaina parabenizou a iniciativa e diz que já está inscrita para os próximos passeios. Outro acadêmico que também aprovou a idéia foi Davi Ribeiro. De acordo com o acadêmico de Física e morador da Casa do Estudante, o projeto de visitação por Rio Grande é uma forma de aproximar os atuais e os novos acadêmicos da Universidade e das próprias CEUs. Com certeza foi um momento de lazer. Saímos da rotina e pudemos ter uma interação com os nossos colegas, conta Davi.

Durante a visita, os acadêmicos receberam lanche e ao final desfrutaram de um belo almoço caseiro, ambos oferecidos pela Universidade.

A Prae lembra que o projeto Conhecendo Rio Grande ainda possui vagas para as outras visitas. Os roteiros estão disponíveis aqui na página da FURG e nos murais espalhados pelo Campus.

 

Subject: Arquivo