Acolhida Cidadã/Solidária 2014-1 - 1º Dia de Aulas na FURG

Mais um semestre se inicia na Universidade Federal do Rio Grande FURG. E para recepcionar os acadêmicos, a FURG, através de suas Pró-Reitorias, preparou uma série de atividades que seguem até o dia 28 de abril. Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis da FURG, Vilmar Pereira, foi possível ver o nível de satisfação dos novos alunos no primeiro dia de aula. Muitos jovens elogiaram a estrutura e os serviços que a Universidade oferece.

Nesse primeiro dia, destacou-se o número de acadêmicos presentes nos espaços de convivência da Universidade. Mais de 1.400 refeições foram distribuídas, conta Vilmar. De acordo com o pró-reitor, a FURG, assim como a cidade do Rio Grande, tem como tradição acolher bem todos que chegam para estudar, trabalhar ou visitar o município. E ligado a essa ação, a Universidade realizará várias visitas guiadas por Rio Grande, localizando e apresentando a cidade para os novos acadêmicos, aproximando ainda mais os alunos do ambiente onde eles estão sendo inseridos. E nesta segunda-feira, 31, houve diversas atividades. Confira algumas delas:

Café da manhã: Os acadêmicos que passaram pelo Centro de Convivência (CC) da FURG na manhã desta segunda-feira, 31, puderam tomar um café da manhã oferecido pela Pastoral Universitária da FURG. De acordo com o integrante da Pastoral e aluno da FURG, Cleiton Oliveira, a iniciativa existe há três anos e procura aproximar e acolher os novos acadêmicos ao ambiente universitário. Esse contato permite um auxilio tanto na parte acadêmica como espiritual dos alunos, pois estamos dispostos a contribuir de forma acolhedora na vida do próximo, conta Cleiton. O café da manhã também será realizado nesta quarta-feira, 1º, a partir das 9h15, no CC.

Faculdade de Medicina: Na área acadêmica do Hospital Universitário, no Campus Saúde, os calouros foram recepcionados com os Recrutas da Alegria, um grupo que tem como objetivo proporcionar momentos de socialização no ambiente hospitalar, criando uma atmosfera lúdica e acolhedora. Logo em seguida, o auditório do HU esteve lotado para a abertura oficial, que contou com a presença da reitora Cleuza Maria Sobral Dias, da diretora da Famed, professora Isabel Cristina de Oliveira Netto, da vice-diretora do HU, Susi Lauz, da coordenadora do curso de Medicina, Marilice Magroski Gomes da Costa, e do coordenador adjunto, Hsu Yuan Ting, entre outros representantes. Segundo a reitora, a FURG programou diversas atividades para a Acolhida com o objetivo de integrar calouros e veteranos, além de toda a comunidade acadêmica, para o início do ano letivo.

Desejo que vocês sintam-se muito bem acolhidos pela Universidade. A partir de agora, especialmente no ano em que comemoramos 45 anos, vocês todos são participantes e responsáveis pela FURG, uma universidade pública. E o que eu desejo é que a história de vocês tenha tanto sucesso como a nossa instituição, disse a reitora. A programação desta segunda-feira incluiu ainda palestras, realizadas no período da tarde.

Distribuição de Shorinkas: Uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da FURG e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Estética Onírica (NUPEEO), distribuiu aos acadêmicos que chegavam ao campus, flores Shorinkas. Segundo a aluna de Ikebana Sanguetsu - arte milenar japonesa de harmonização floral, da região de Rio Grande, Rachel Tellechea, as flores foram feitas com muita energia e pensamento positivo para os alunos. A ação está integrada a campanha Uma flor para um mundo melhor, que tem como objetivo alegrar a vida, elevar o nível do sentimento de espírito humano, harmonizar o ambiente, vivificar a flor e evidenciar a sua missão de alegrar a vida pela beleza. Uma das participantes da distribuição foi Akemi Inamura, professora da arte que possui formação realizada no Japão.

Recepção aos calouros: A Prae convidou o grupo pelotense Tholl para que participasse da recepção aos novos alunos no processo de Acolhida Cidadã. Alguns integrantes da trupe circense acenavam e saudavam os alunos que ingressavam na área do Campus Carreiros levando alegria e encantamento. Também no Centro de Convivência (CC) os artistas estiveram circulando.

Ciências Biológicas: Os alunos dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado realizaram visitas à secretaria dos cursos e aos laboratórios do Instituto de Ciências biológicas (ICB). Em razão do grande número, os estudantes foram divididos. Pela manhã foi a vez dos discentes de Licenciatura, e à tarde, dos que pretendem cursar Bacharelado.

Intervalo Cultural: Relaxar e ouvir uma boa música antes de começar o próximo período de aulas. Esse foi apenas um dos motivos da ação Intervalo Cultural, promovido pela Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da FURG. A atividade foi realizada no Núcleo de Extensão em Música da Universidade e teve como objetivo proporcionar um momento cultural para os acadêmicos que estão iniciando o semestre. Para embalar o encontro, Deka Santorum e Banda tocaram músicas do repertório e atenderam pedidos dos acadêmicos.

Com a palavra, os acadêmicos:

Para a acadêmica de Direito, Mayara Silva, o primeiro dia de aula foi diferente, pois recepcionou os alunos de uma forma descontraída e ao mesmo tempo incentivadora. Tantos os palhaços do Grupo Tholl, como os integrantes da Ikebana Sanguesdu, passaram energias positivas aos acadêmicos que começam mais uma jornada de estudos. A acolhida permitiu uma interação maior entre os alunos e a Universidade, sem a necessidade de participar de trotes ofensivos ou atividades que denegrissem a imagem dos calouros, disse Mayara.

 

Subject: Arquivo