Feira do Polo Naval: 2º dia de atividades

No final da tarde de quarta-feira, 12, o auditório Oceanos no Cidec-Sul esteve lotado para a cerimônia oficial de abertura da 3ª Feira do Polo Naval. A reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias deu as boas vindas aos presentes, destacando a satisfação da Universidade em receber um evento deste porte, que aborda tema de extrema importância para a região e nação. De acordo com Cleuza Dias, a participação da FURG vem firmar a função social da Instituição no desenvolvimento qualificado de Rio Grande, através da formação de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias.

A FURG como Universidade pública ainda é muito jovem, mas sua história de formação é muito longa, principalmente na interação com as características e vocação marítimas da região. E vem se firmando a cada ano. Essa proximidade que temos com o contexto socioambiental legitima a vocação de ser uma Universidade voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos, e é por isso que sediamos com muito orgulho essa feira. Rio Grande vive a retomada da indústria naval, um dos grandes projetos do governo federal para a região Sul. Este panorama traz grandes oportunidades e possibilidades, mas também muitos desafios que precisam ser olhados, estudados e superados na busca da melhor qualidade de vida. E é neste contexto que a FURG coloca a disposição da comunidade sua capacidade de formação, de produção de conhecimento e tecnologias, e também participa das políticas públicas na busca de novas respostas, alternativas. Destaco em especial a criação do Parque Tecnológico Oceantec, que integrará as diversas formas de tecnologias produzidas pela Universidade. Inclusive, aquelas tecnologias sociais tão necessárias a melhoria da qualidade de vida da população, disse.

Ainda durante seu discurso, a reitora da FURG ressaltou a importância da Educação Básica na formação humana e profissional. Não posso deixar de destacar a ação da FURG nas áreas de formação de professores para a Educação Básica como forma de contribuir para esse desenvolvimento, afinal ela é a sustentação dos jovens que ingressam na Universidade e no mercado de trabalho. Por isso é básica, e dela a Instituição não pode se descuidar, acrescentou.

A ocasião contou com o alinhamento do setor de petróleo com executivos ligados ao setor, entre eles o Assessor da Presidência da Petrobras para Conteúdo Local, Paulo Alonso. A Petrobras é a patrocinadora máster da Feira do Polo Naval. Nós estamos aqui com grandes obras, como as plataformas e os navios replicantes. Com o processo de revitalização da indústria naval, Rio Grande é o maior exemplo e, por isso, não podemos abrir mão da convergência com as universidades brasileiras, na geração de conhecimento e tecnologia. Com esse movimento desde 2003, o Estado demonstrou pujança e profissionalismo que tem, através de uma política industrial perene e sustentável. A mensagem da Petrobras é de otimismo, confiança e orgulho, comentou.

Durante a cerimônia, destaque para a assinatura do contrato de adesão da Ecovix ao Oceantec, o Parque Tecnológico que está sendo construído na FURG, estabelecendo a empresa como âncora do Parque. Assim, a Ecovix passa a ser o primeiro estaleiro do Brasil a fazer parte de um polo tecnológico. Ainda durante o evento, foi anunciado o decreto que criou o Fórum Estadual de Petróleo e Gás do Prominp, que passa a ter a coordenação do Governo do Estado.

O Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, participou do cerimonial, sinalizando a situação privilegiada em que se encontra o desenvolvimento do Estado. Somos hoje um exemplo de articulação produtiva. De 2012 para 2013, crescemos mais que o dobro do Brasil. Somos o terceiro parque industrial do país, comentou.

APL assina contrato

Após a cerimônia oficial de abertura, foi realizada no prédio da reitoria a assinatura e entrega do documento de identificação de obras de infraestrutura prioritárias para o desenvolvimento e competitividade do APL Polo Naval e Offshore de rio grande e entorno. O documento foi assinado pelos prefeitos de São José do Norte, pelotas, Capão do Leão e Rio grande, e também pelo secretário executivo do APL vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande Danilo Giroldo, e entregue ao Coordenador-geral de Negociações de Acordos Comerciais do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, João Rossi.

SINQ-NAVAL: Mais um dia de palestras

Hoje à tarde, 12, o 1º Simpósio em Oportunidades para a Indústria Química no Setor Naval: Escoamento Multifásico realizou duas grandes palestras. A primeira foi ministrada pelo secretário adjunto do Ministério de Ciência, Tecnologia e Computação para Inovação (MCTI) Armando Miloni, que falou sobre o Panorama Nacional e os desafios para a educação superior, ciência e tecnologia. No encontro, Armando buscou apresentar dados que surpreendessem o público presente. O secretário conta que o público foi bastante participativo e receptivo nas reflexões deixadas por ele.

A segunda palestra foi dada pelo professor Cezar Augusto da Rosa, que abordou o tema: Fluidodinâmica computacional aplicada a escoamentos gás-sólido.

O Simpósio segue até a próxima sexta-feira, 14. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site: www.sinqnaval.c3.furg.br.

NAVCOMP Dia voltado para palestras e mesa redonda

O 2º Simpósio em Automação e Computação para Indústria Naval, Offshore e Subaquática realizou na tarde desta quarta-feira, 12, três atividades no Auditório Oceanos. O professor da University of Delaware, David Kirchamann, começou as atividades com a palestra Microbial genomics and the functioning of aquatic ecosystems. Logo após, foi realizada a palestra Metagenomic as a tool to assess diversity of prokaryotes and degradative genes in environment, com a professora Vivian Pelizzari. E para encerrar, ocorreu a mesa redonda denominada Marine Bioinformatics, com os professores doutores David Kirchamann (EUA), Vivian Pelizzari e Paulo Cesar Abreu.

As atividades do Simpósio seguem até a próxima sexta-feira, 14. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas através do site: www.navcomp.c3.furg.br.

Diretor técnico do Sebrae visita a Rodada de Negócios

Na tarde desta quarta-feira, 12, foram realizadas as últimas sessões da Rodada de Negócios do Sebrae. Na ocasião o diretor técnico do Sebrae Marco Kappel Ribeiro esteve visitando as negociações e a estrutura da Feira. Marco ressaltou a importância da Rodada do Sebrae estar inserida na programação do evento. Segundo o diretor, o Sebrae já vinha tendo um olhar mais voltado para o desenvolvimento naval, trazendo empresas que trabalham nesse seguimento. Marco também falou sobre o grande potencial das empresas compradoras que estão participando dessa edição. Entre elas estão Petrobras, Gás e Petro, Engevix e Yara Fertilizantes. Quanto à expectativa de oito milhões em negócios, Marco está confiante e espera que a Rodada gere boas parcerias entre as empresas.

Seminário do Direito

Teve início da tarde desta quarta-feira, 12, o Seminário de Direito da 3ª Feira do Polo Naval. Segundo o organizador do evento, Arthur Rocha Baptista, a iniciativa de realizar um seminário voltado para área jurídica, inserido em um evento de âmbito naval e tecnológico, é de extrema importância para os profissionais de direito, que buscam estar atualizados com as demandas do mercado atual. Como em todas as edições, o Seminário aborda temas que mais se destacam nesse âmbito. Neste ano, os painéis de discussão são: aduaneiro, ambiental e processual. De acordo com Arthur, o principal destaque dessa edição é a transmissão de uma aula telepresencial de inglês jurídico, que será realizada direto de Londres, na Inglaterra.

A quarta-feira contou com as seguintes palestras: Fiscalização Aduaneira Conceitos, Aspectos e Procedimentos, com o auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Fernando Botelho; Notas sobre o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e outras Operações que produzam variações no patrimônio (Siscoserv), com o sócio diretor do Canal Aduaneiro e secretario geral adjunto da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SP; Aspectos práticos e operacionais do Siscoserv, com a advogada e consultora jurídica do Canal Aduaneiro, Gisele Pereira.

O Seminário é uma promoção do escritório de Advocacia Rocha Baptista e da 3ª Feira do Polo Naval e segue até a próxima sexta-feira, 14. A programação completa está disponível no site: www.feiradopolonavalrs.com.br.

Caixa Federal no campus Carreiros a partir de quinta-feira

Contrato com a FURG foi assinado na Feira do Polo Naval

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande FURG Cleuza Maria Sobral Dias e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal Adilson Christovam, assinaram na tarde desta quarta-feira, 12, o contrato que permite à CEF abrir ao público, já nesta quinta, 13, o Posto de Atendimento Bancário PAB no Centro de Convivência do campus Carreiros. O ato de assinatura ocorreu no estande da instituição bancária na 3ª Feira do Polo Naval.

Segundo o superintendente, o posto oferecerá todos os serviços da Caixa, e foi pensado para atender ao público formado pelos estudantes universitários, professores e técnicos da FURG e público visitante da Universidade. a Caixa percebeu que a comunidade da FURG já forma uma pequena cidade e está oferecendo seus serviços a esta população, disse o superintendente, que foi acompanhado no ato de assinatura pelo gerente geral Chagler Zandavalli.

Para a reitora da FURG, é muito importante que a comunidade universitária tenha vários serviços à disposição no próprio campus, onde acadêmicos, professores e técnicos desenvolvem suas atividades cotidianas. Pretendemos ampliar a oferta de serviços, para que as pessoas tenham tempo disponível para estas atividades, disse a reitora.

 

Subject: Arquivo