Feira do Polo Naval: 1º dia de atividades

Teve início nesta terça-feira, 11, a 3ª edição da Feira do Polo Naval, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A Feira que tem o objetivo de discutir e promover os desafios, inovações e as oportunidades da indústria oceânica. Os 250 expositores já estão locados em seus espaços, e a programação segue até o dia 14 de março.

SINQNAVAL - 1º Simpósio em Oportunidades para a Indústria Química no Setor Naval

Dentro da programação da 3ª Feira do Polo Naval, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da FURG está promovendo o 1º Simpósio em Oportunidades para a Indústria Química no Setor Naval: Escoamento Multifásico. Segundo o coordenador do programa Adriano Silva, o evento tem como objetivo proporcionar aos visitantes da Feira e, principalmente, aos acadêmicos das áreas de engenharia química o interesse em fazer parte de pesquisas neste âmbito e, ao mesmo tempo, possibilitar o conhecimento sobre as demandas do setor, através de palestras e minicursos oferecidos pelo simpósio.

Para Adriano, estar à frente de um evento dessa magnitude é um grande desafio e ao mesmo tempo um aprendizado, que tem como resultado uma contribuição significativa para a qualidade dos atuais e novos profissionais da área. De acordo com o coordenador, a escolha do tema Escoamento Multifásico se deu a grande demanda da extração de petróleo presente nas atividades do mercado atual.

Na tarde desta terça-feira, 11, o simpósio teve duas palestras. A primeira foi ministrada pelo professor da Faculdade de Santa Catarina (UFSC) Ivan Carlos Georg, que falou sobre os estudos de verificação e validação em Dinâmicas dos Fluídos Computacional (CFD). Logo após, o também professor da UFSC Marintho Bastos, que discutiu o tema: Uma abordagem didático exploratória para a simulação de problemas para o escoamento de óleo em meio subaquático.

As atividades do Simpósio continuam nesta quarta-feira, 12, com as seguintes atividades:

13h30 - Panorama Nacional e Desafios para a Educação Superior, Ciência e Tecnologia com o professor Armando Miloni;

15h - Fluidodinâmica Computacional Aplicada a escoamentos gás-sólido com o professor Cezar Augusto da Rosa;

NAVCOMP 2º Simpósio em Computação e Automação para Indústria Naval e Offshore

Teve início na tarde desta terça-feira, 11, o 2º Simpósio em Computação e Automação para Indústria Naval e Offshore, no auditório Oceanos. O painel de abertura, intitulado Inovação Tecnológica e a Interação Indústria-Universidade: Experiências, Resultados e Expectativas, contou com as presenças do professor Nelson Duarte (C3/FURG), do professor Thomas Clarke (UFRGS), do engenheiro Cassiano Marins de Souza (Engevix), do professor Renato Ventura (UFRGS), e da professora Silvia Botelho (FURG).

Na ocasião, foi apresentado o projeto Tecvix, uma iniciativa da Ecovix que tem como objetivo a implantação de um instituto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. A Engevix será a empresa Âncora do Oceantec Parque Tecnológico que está sendo construído em uma área de aproximadamente 5 hectares na Universidade Federal do Rio Grande.

AGDI realiza reunião

A Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) realizou, na noite desta terça-feira, a reunião RS Indústria Oceânica, que contou com a participação do Presidente do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da Fiergs Marcus Coester, do Vice-presidente da AGDI Aloísio Nobrega, e com a participação do BG Group e do vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande Danilo Giroldo.

Além disso, uma comitiva de 14 representantes de empresas norueguesas estiveram no encontro, com o objetivo de conhecer melhor o processo de construção e integração de plataformas no Polo Naval do Rio Grande, bem como as potencialidades gaúchas para o incremento da indústria naval.

Rodada de negócios atrai compradores

Oportunidade para micro e pequenas empresas apresentarem os produtos e serviços para grandes empresas. É esse o objetivo principal de uma rodada de negócios. Nos dias 11 e 12 de março, a 3ª Feira do Polo Naval está sediando sessões da 7º Rodada de Negócios do Sebrae.

Os encontros, entre os representantes das empresas fornecedoras e compradoras, duram em torno de 15 minutos. Esse é o tempo máximo que cada representante de micro ou pequena empresa tem para expor os seus serviços que, de certa forma, poderão se enquadrar nas demandas das grandes empresas. Segundo a assistente técnica do Sebrae, Alana Fernandes, a 7ª edição da Rodada conta com mais de 300 empresas fornecedoras e 20 empresas compradoras, ambas interessadas em fechar o melhor negócio.

De acordo com a gerente regional do Sebrae, Rosani Ribeiro, a rodada de negócios é realizada desde 2008, mas só em 2011 a atividade começou a integrar a programação da Feira. Rosani conta que essa parceria possibilitou a ampliação da rede de negócios dos participantes das rodadas, que acabam interagindo com outras ações que o evento proporciona, além é claro, de dar maior visibilidade para o objetivo das rodadas. No total são 800 agendas de negócios durante os dois dias de rodadas. De acordo com Rosani, a expectativa para esta edição é de que os futuros acordos entre vendedores e compradores movimentem 8 milhões de reais. A 7ª Rodada de Negócios do Sebrae segue até esta quarta-feira, 12, no auditório do Cidec-Sul da FURG.

Transporte para o Polo Naval

Quem for à 3ª Feira do Polo Naval e quiser conhecer a área portuária de Rio Grande e os empreendimentos navais, pode realizar o passeio através de três tipos de transporte: por terra, mar e ar.

A Petrobras possui uma van que faz a viagem por terra. As saídas ocorrem na quinta e sexta-feira, às 15h. Para a quarta-feira, o veículo já está lotado. As informações podem ser obtidas no estande da empresa, na entrada do Cidec-Sul. Também há um helicóptero que sai da área do prédio da Reitoria. Nesse caso, o interessado deve pagar R$ 100,00 pelo passeio sobre o Polo Naval de Rio Grande e R$ 130,00 pela área naval de São José do Norte.

Há uma terceira alternativa, que é por água. Uma lancha sai às 10h e às 15h, do píer do Museu Oceanográfico da FURG. Na quarta-feira, 12, não haverá transporte às 10h, somente nos outros dois dias de Feira. O interessado deve estar preferencialmente participando do evento. As viagens de van e lancha são gratuitas.

 

Subject: Arquivo