Campus FURG-SAP recebe cônsul da Espanha no RS

O Campus FURG-SAP recebeu a visita do cônsul geral da Espanha no Rio Grande do Sul, José Pablo Alzina. Promovida pelo Grupo PET/FURG-SAP e representada pelo petiano Murilo dos Santos Camargo, prefeitura, Câmara de Vereadores e empresários de Santo Antonio da Patrulha, a visita teve por finalidade apresentar aos professores, técnicos e alunos da FURG a proposta para o desenvolvimento do projeto Caminhos de Santiago de Compostela no RS, buscando a parceria da FURG.

Atualmente, Santo Antonio, Gramado e São Francisco de Paula são cidades que concorrem para a implementação do projeto. Na visita, que ocorreu no dia 19 de fevereiro, o professor Antonio Valente recepcionou oficialmente a comitiva em nome da FURG, juntamente com a secretária administrativa do Campus, Andréa Edom Morales, e a técnica Márcia, Helena Scherer Kurz. Depois, o cônsul foi ao Polo Universitário Santo Antonio, desta vez acompanhado da diretora do Polo, professora Dilce Eclai de Vargas Vicente.

Posteriormente foi apresentado um folder turístico desenvolvido para o município na forma de um projeto de extensão com a participação do Grupo PET/FURG-SAP e que atualmente é usado pela cidade. O folder foi elogiado pelo cônsul, que manifestou o interesse da elaboração de um produto semelhante para o projeto Caminhos de Santiago. Com apoio de professores, técnicos, funcionários e estudantes, Antônio Valente confirmou a participação da FURG no projeto e estimou o prazo de dois meses para o desenvolvimento da proposta a partir da escolha da cidade como sede do projeto espanhol.

Durante a visita, que contou também com a presença do vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus, presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Telles, e empresários locais, o cônsul da Espanha apresentou um cenário detalhado do início da recuperação econômica atual da Espanha, abordando aspectos das relações comerciais entre o Brasil e aquele país. Sobretudo a importância do RS no comércio entre os dois países no que se refere à soja e maquinários.

O cônsul respondeu também, a inúmeras perguntas dos professores e estudantes presentes no encontro, abrindo possibilidades de aumentar o intercâmbio entre Brasil e Espanha por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras. No dia 20, o Campus FURG/SAP recebeu correspondência do cônsul da Espanha agradecendo a carinhosa acolhida por todos e o favorável posicionamento da FURG em contribuir para a execução da proposta do projeto turístico da Espanha no RS.

 

Subject: Arquivo