41ª Feira do Livro: Atividade de educação ambiental para crianças

A Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental Sala Verde Judith Cortesão promove a atividade de Educação Ambiental "Jogo Gigante de Tabuleiro Trilha do Planeta", com o mestre em Educação Ambiental Wagner Passos, na 41ª Feira do Livro da FURG, que começou na quarta-feira (29). O público a ser atingido pela atividade é o infantil.

O evento é aberto à comunidade em geral de Rio Grande e da região. Ocorre a doação do jogo de tabuleiro impresso e mudas de árvores frutíferas nativas para cultivo. No último dia da Feira do Livro, o autor do jogo vai autografar jogos e fazer caricaturas gratuitas dos jogadores.

A Sala Verde da FURG atuou como organizadora do Jogo de tabuleiro impresso, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) com o cartunista Wagner Passos, autor do jogo e responsável pelo desenho gráfico. A atividade visa a levar a problematização ambiental para fora das fronteiras da FURG, ou seja, além do trabalho realizado com discentes, docentes e servidores da Universidade, a Sala Verde objetiva também realizar ações voltadas à Educação Ambiental para o público infantil da comunidade em geral.

A Sala Verde da FURG consiste em um espaço socioambiental, com o objetivo de constituir-se num Centro de Informação e Formação Ambiental. Além de ser uma biblioteca setorial do Sistema de Bibliotecas da FURG, a Sala Verde também é um espaço dedicado ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional, voltadas à temática ambiental, bem como à divulgação/difusão de publicações sobre o meio ambiente, produzidas e/ou fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), através do CID (Centro de Informação e Documentação).

Dessa forma, a Sala Verde tem como missão disponibilizar, difundir e democratizar a informação ambiental, buscando a socialização dos materiais distribuídos pelo MMA e colaborando para a construção de um espaço. Além do acesso à informação, oferece a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

Durante o jogo, são exercidas habilidades relacionadas a sociabilidade e comportamento. O jogo estimula o contato e o respeito entre membros da família ou colegas e professores na escola. A criança aprende a ter paciência para esperar a sua vez de jogar ou esperar que saia uma determinada carta ou um número no dado. Exercita a diplomacia no contato com os outros e a concentração, pois é preciso prestar atenção nas suas atitudes e na atitude dos colegas.

Aprende a ter responsabilidade, jogar de acordo com as regras e cuidar do material utilizado. Outro aspecto importante é aprender a fazer escolhas e aceitar as conseqüências das escolhas feitas. Aceitar e aprender a lidar com a vitória ou a derrota, sabendo que se pode tentar vencer, mas correndo o risco de perder.

 

Gallery

Subject: Arquivo