Aberta oficialmente a 41ª Feira do Livro da FURG

Nem mesmo o temporal que atingiu o balneário Cassino na tarde de quarta-feira, 29, tirou o brilho da 41ª Feira do Livro da FURG, aberta oficialmente na praça Didio Duhá. A cerimônia de abertura, realizada no palco principal da Feira, contou com a presença da reitora Cleuza Maria Sobral Dias, do vice-reitor Danilo Giroldo, demais autoridades da FURG, da Patrona desta edição, Dalva Leal Martins, além de representantes da Petrobras, Porto do Rio Grande e Corsan, apoiadores do evento, e convidados.

Neste ano, o tema Vida e Arte é uma homenagem à escritora e atual presidente da Academia Riograndina de Letras Dalva Leal Martins, pelo trabalho que tem desenvolvido em favor da cultura e das artes e, em especial, da literatura. Na ocasião, a Patrona da Feira destacou a imensa alegria em poder representar a 41ª Feira do Livro. Este é um ambiente que propicia a leitura e a reflexão, sobretudo no imaginário infantil. Assim, temos o compromisso de promover ao máximo o ensino da leitura e da literatura para as crianças, disse. A escritora também foi homenageada com flores, durante a solenidade, por suas colegas da Academia Riograndina de Letras.

Segundo a coordenadora geral da Feira, Pró-reitora de Extensão e Cultura Angélica Dias Miranda, este é um evento criado e pensado por uma equipe, com o objetivo de integrar os visitantes através da literatura e das diversas atrações que a Feira oferece. Hoje, a Feira do Livro é uma grande festa da Cultura e uma das maiores movimentações literárias do nosso Estado, inclusive com livreiros que vem de fora do Rio Grande do Sul. Ela é pensada em sua diversidade, com e para o público, comentou.

Em seu pronunciamento, a Reitora Cleuza Maria Sobral Dias disse que um evento do porte da Feira do Livro da FURG não existiria sem a participação da comunidade e o incentivo das instituições parceiras. Queremos fazer deste um espaço artístico cultural que sensibilize a comunidade a participar das atividades e, principalmente, fomentar o envolvimento do público com a magia da leitura, através das diversas manifestações que teremos até o final da Feira, disse.

Música

Logo após a abertura, o público pode acompanhar a apresentação do pianista italiano Gianni Di Crescenzo, que trouxe um espetáculo inédito e emocionante para a Feira. Em seguida, a banda Futebol Clube Novos Baianos subiu ao palco para encerrar a primeira noite da 41ª Feira do Livro, com show que animou os presentes.

Programação

Até o dia 9 de fevereiro, os visitantes poderão conferir 42 bancas de livros e mais de 60 sessões de autógrafos. Confira a programação completa no link abaixo:

 

Subject: Arquivo