Especial 41ª Feira do Livro da FURG - Patrona Dalva Leal Martins

Feira do Livro da FURG homenageia uma das maiores poetisas de Rio Grande, Dalva Leal Martins

Dalva Leal Martins é a Patrona da 41ª Feira do Livro da FURG. A escritora é a atual presidente da Academia Riograndina de Letras e terá a importante missão de representar o maior evento destinado a literatura da cidade.

A notícia de que seria a Patrona foi totalmente inesperada. Dalva estava em casa quando o responsável pela parte literária da Feira do Livro da FURG, Carlos Roberto, telefonou solicitando um encontro. Logo, a escritora imaginou que a conversa seria para tratar de algum problema referente à Academia Riograndina de Letras. Quando Dalva chegou ao encontro, se deparou com todo o comitê organizador da Feira, que não economizou elogios. Logo, a reitora fez o convite à Dalva. A escritora conta que ficou muito emocionada e que não esperava esse reconhecimento. É uma honra e ao mesmo tempo uma experiência única. Com certeza, darei meu melhor para fazer da Feira um momento inesquecível para todos que passarem por lá, afirma Dalva.

A escritora assumiu a responsabilidade e ressalta que estará presente todos os dias da Feira, auxiliando no que for necessário. Para ela, a Feira do Livro da FURG é um ambiente mágico e faz com que as pessoas se sintam bem em meio tantas histórias.

Sobre a Patrona: Dalva é natural de Rio Grande e começou a vida de escritora quando ainda era secretária da Companhia Riograndense de Telecomunicações. Nas horas livres, escrevia textos e os guardava em uma gaveta, sem compromisso de mostrar ou publicar suas produções. Essa rotina foi quebrada quando uma de suas sobrinhas incentivou a futura escritora a enviar os textos para os concursos de literatura que eram realizados na época. A partir daí, Dalva conquistou inúmeros prêmios recebidos pelo dom de transcrever sentimentos em palavras.

Depois disso, Dalva não parou mais. Em 2003 lançou o seu primeiro livro, denominado Mundo Poético. Uma coletânea com poesias que retratam os momentos e os sentimentos que envolvem as fases vida.

A Patrona conta que a inspiração para as suas obras surgem na calmaria da noite, quando está com o pensamento livre para escrever. Para ela, poesia é mágica e não respeita regras, basta seguir o coração.

Entre seus atores preferidos estão Mário Quintana e Vinicius de Moraes. Ambos retratam a vida de uma forma poética. Além disso, Dalva tem uma ligação forte com a música. Por muito tempo dedilhou as cordas de um violão e se apaixonou pelo teclado.

E mais livros estão por vir. No primeiro dia da Feira, 29 de janeiro, será lançando o seu sétimo livro, Sentimentos da Alma. A obra reúne uma série de experiências vividas pela autora nos últimos anos. Dentre os pensamentos que estão neste livro, Dalva cita: Esperança, otimismo e persistência são qualidades indispensáveis as realizações desejadas, em que explica que a esperança e o pensar positivo influenciam diretamente nas escolhas da vida.

Dalva escreveu uma poesia especialmente para a 41ª Feira do Livro da FURG. Confira:

VIDA E ARTE

Vida é a suprema dádiva recebida.

Arte é a sapiência em conduzi-la...

Caminhos trilhados que o tempo conduz,

alguns inseguros, outros de plena luz!

Viver é sempre um permanente desafio

em todos seus surpreendentes momentos.

Requer sapiência em agir, sem lamentos...

Saber vencer ou perder, lutar para seguir!

Esperanças que o viver alimenta,

Sonhos que os sentimentos delineiam

Arte que todos ideais aperfeiçoam!

Vida e arte desenvolvidas, união de fé.

Corpo e alma uníssonos - a divina missão.

Horizontes permitidos, ganhos sentidos.

A Feira do Livro da FURG será realizada de 29 de janeiro a 9 de fevereiro, na Praça Dídio Duhá, no Cassino. Mantenha-se informado pelo site: www.feiradolivro.furg.br | facebook.com/feiradolivroda FURG.

 

Gallery

Dalva com sua obra

Dalva com sua obra "Sentimentos da Alma"

Subject: Arquivo