RI FURG possibilita maior visibilidade a produção universitária

Entre os dias 13 e 14 de novembro, o Cidec-Sul da FURG sediou o 2º Encontro de Gestores de Repositórios Institucionais (Ris). O evento teve o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e foi promovido pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proexc) e Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da FURG.

O objetivo do encontro, foi socializar a discussão sobre a implementação de Ris nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O evento culminou com uma carta, denominada Carta de Rio Grande, em que os gestores de Ris participantes, expõem os motivos pelos quais é necessário apoiar a criação e a implementação do projeto, para que o conhecimento produzido possa ser amplamente discutido. A carta encontra-se disponível no RI FURGhttp://repositorio.furg.br:8080/handle/1/4254

Nesse sentido, a coordenação do RI FURG tem trabalhado para dar ampla visibilidade a produção da Universidade. Há cerca de três meses, os servidores Reginaldo Hirata (NTI), Rafael Schram (Proexc) e Julio Madruga (Sead), tiveram oportunidade de se qualificar, com a presença do consultorMarcio Gurgel (DSPACE). O RI FURG passou da versão 1.6 para 3.2, além de receber outras novidades.

Esta iniciativa faz parte do objetivo da Proexc/Propesp, em dar maior visibilidade ao conhecimento produzido na Universidade, afirma a pró-reitora, Angélica Miranda. E continua, estamos no caminho correto, na busca de maior visibilidade, das melhores práticas. A internet possibilita troca de informação a todo tempo. Termos recebido este grupo para discutir este tema tão importante, foi maravilhoso. Ainda fomos brindados com a maravilhosa palestra do Eloy Rodrigues. Com a fala dele, ficou claro que o repositório é uma ferramenta de gestão institucional e que promove a instituição em todos sentidos. Para a representante do IBICT, Bianca Amaro, as universidades passam a ter uma visibilidade em um alto nível devido ao RI.

O RI FURG:

Atualmente, o RI FURG está disponível através do link: http://repositorio.furg.br. Nesse endereço, pode ser feita uma pesquisa por nome do autor e/ou assunto. Após realizar a pesquisa, o sistema apresenta o ícone das redes sociais (twitter, facebook e Google), em que é possível compartilhar a pesquisa.

O RI FURG tem possibilitado a integração do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade. Através dele, a comunidade universitária e a sociedade têm acesso rápido e fácil ao conhecimento que é produzido por servidores da FURG e que estão publicados na rede, com revisão pelos pares.

Outro exemplo dessa facilidade é o grande número de trabalhos acadêmicos realizados como planos de marketing, trabalhos de conclusão de curso, estágios e artigos tendo como tema o RI FURG.

De acordo com ranking de repositórios (http://repositories.webometrics.info/ ), o RI FURG é o 15º no Brasil e 802º no mundo, sendo que em anos anteriores ocupava a 1102º posição no mundo.

É importante ressaltar o reconhecimento institucional que esse projeto tem. Sua implantação foi realizada em 2010, e se fortalece a cada dia. Destaca-se que, qualquer pessoa, pode ver os acessos as comunidades do RI FURG. Para tal, basta acessar a comunidade e clicar no menu a direita em estatísticas.

 

Subject: Arquivo