Reitora participa de Seminário Estadual de Lançamento do Pacto Nacional pelo Ensino Médio

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professora Cleuza Maria Sobral Dias, participou, nesta segunda-feira, 9, da solenidade oficial de abertura do Seminário Estadual de Lançamento do Pacto Nacional pelo Ensino Médio, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A cerimônia, que ocorreu pela manhã no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, contou com a presença de professores, autoridades e representantes do Ministério da Educação (MEC), da Seduc e das Instituições de Ensino Superior.

O objetivo do Pacto é contemplar 500 mil professores, nos 26 Estados e Distrito Federal, através da formação continuada em serviço dos docentes com a parceria de 40 universidades, prevendo, inclusive, a concessão de bolsas para educadores. No Rio Grande do Sul, o primeiro Estado a lançar o pacto, mais de 25 mil professores de Ensino Médio da rede estadual receberão formação. O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, destacou a importância das parcerias institucionais para a realização das ações de qualificação e formação docente afirmando que a reestruturação curricular é um processo positivo irreversível e que já trouxe uma diminuição considerável da reprovação.

Azevedo lembrou que o RS foi o segundo colocado no país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012, apresentando também o melhor desempenho no Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Matemática e, o segundo melhor, em Português entre as escolas estaduais. O diretor dos Programas do MEC, Romeu Caput, salientou a intenção do MEC em dar sequência ao direito dos professores em se formarem em serviço, coletivamente e terem respeito ao tempo de estudo previsto na legislação.

De acordo com a diretora de Currículos e Educação Integral da Educação Básica do MEC (SEB/MEC), Jaqueline Moll, o objetivo da proposta de reestruturação do Ensino Médio é a construção de uma política nacional. "É a primeira vez que o MEC está desenvolvendo uma ação nesse sentido", disse. Segundo Jaqueline, atualmente 5,6 mil escolas no país possuem o Ensino Médio Inovador, uma estratégia que permite construir um currículo diferenciado e que leva a autonomia para a escola convertendo a instituição em uma comunidade de convivência e corresponsabilidade.

 

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