Biblioteca Central da FURG passa a ser biblioteca base do Comut

Desde o dia 29 de novembro, a Biblioteca Central da FURG passou a ser Biblioteca Base no Programa de Comutação Bibliográfica do IBICT, o Comut. Isso foi possível após a aquisição de um equipamento com capacidade de atender as demandas que virão com essa mudança, destinação de uma equipe para trabalhar nesse novo serviço e, finalmente,

tratativas com o IBICT para essa alteração.

O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se periódicos técnico-científicos, teses e dissertações, anais de congressos nacionais e internacionais, relatórios técnicos, partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.

O Comut é constituído por Bibliotecas Base e Solicitantes. As Bibliotecas Base são bibliotecas/centro de documentação de instituições de ensino e/ou pesquisa com acervo considerado adequado para o atendimento de demanda de cópias em uma ou mais áreas de conhecimento e com uma infra-estrutura mínima necessária aos propósitos da comutação bibliográfica. Já as Bibliotecas Solicitantes são bibliotecas/centros de documentação de instituições (de ensino, pesquisa, assessoria técnica, operações, administração, serviços, indústrias etc.) demandantes de informação documentária básica para as tarefas de ensino, pesquisa ou gerenciamento.

A rede Comut possui atualmente 394 bibliotecas base, ou seja, as bibliotecas que atendem às solicitações dos usuários, 2.304 bibliotecas solicitantes e 54.058 usuários pessoas físicas.

Com essa mudança de categoria, o acervo da Biblioteca Central da FURG passa a ter maior visibilidade, podendo contribuir para pesquisas realizadas em qualquer parte do mundo, e não apenas com aquelas desenvolvidas no âmbito da instituição.

 

Subject: Arquivo