Reitora da FURG participa de encontro em Natal

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professora Cleuza Maria Sobral Dias, acompanhada pela chefe de gabinete da Reitoria, Maria Rozana Rodrigues de Almeida, está participando, nesta semana, do 6º Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Ciências do Mar (EnCoGrad-Mar), em Natal, Rio Grande do Norte. A atividade é uma promoção conjunta da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), do Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento conta, ainda, com o apoio da FURG, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Educação.

O objetivo do encontro é definir os temas prioritários para o desenvolvimento científico na área de ciências do mar no decênio 2014-2023, além de levantar as necessidades de formação de recursos humanos nessa área do conhecimento.

O evento está reunindo os coordenadores dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação em Ciências do Mar e, também, os líderes dos grupos de pesquisa que atuam na área. Conta, ainda, com a presença do Secretário da Comisão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm); da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, e do representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e demais autoridades locais.

A programação inclui palestras, sessões temáticas, exposição de painéis, debates setoriais e coletivos, abordando assuntos de significativa importância para o desenvolvimento do país, considerando que o Brasil possui, atualmente, 40 Cursos de nível superior em Ciências do Mar que, por ano, graduam cerca de 2.000 profissionais que contribuem para a pesquisa, a conservação e a exploração ordenada dos recursos marinhos.

O 6º EnCoGrad-Mar ocorre em um ano de avanços significativos para a formação de recursos humanos nessa área do saber, com destaque especial para a destinação de recursos financeiros pelo Ministério da Educação MEC para a construção de quatro Laboratórios de Ensino Flutuantes que possibilitarão capacitar os graduandos em Ciências do Mar para o uso de equipamentos, processamento de amostras e tratamento de dados em atividades embarcadas.

Além dos objetivos específicos de cada edição, os encontros anuais de coordenadores de cursos em Ciências do Mar contribuem para o fortalecimento da identidade dessa área, propiciando o conhecimento e a troca de experiências entre os responsáveis pelo desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Ciências do Mar.

 

Gallery

Subject: Arquivo