FURG na Festa do Mar: visitantes conhecem protótipo de avião e simulador de voo

Quem esteve no estande da FURG na 12ª Festa do Mar teve a oportunidade de conhecer um pouco das pesquisas na área de aerodinâmica desenvolvidas pela Universidade. Vinculados ao Grupo de Pesquisa em Aerodinâmica GPA, coordenado pelo professor Dr. Cláudio Rodrigues Olinto, acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade apresentaram o protótipo de avião e o simulador de voo, projetos desenvolvidos pela equipe.

Há dois anos surgiu a ideia inicial do projeto, quando quatro alunos da Engenharia Mecânica resolveram procurar o professor Cláudio Olinto com a proposta de construir um protótipo. Em 2007, iniciamos a pesquisa bibliográfica sobre aerodinâmica e estrutura de aeronaves, que não são matérias previstas na grade curricular do curso, conta Willian Almeida, um dos integrantes do grupo, que atualmente é composto por 15 estudantes.

Os visitantes do estande puderam experimentar o simulador, que reproduz digitalmente situações de vôo, e ver de perto o aeromodelo construído especialmente para participar das competições SAE-Aerodesign.

O primeiro projeto aerodinâmico da equipe, um aeromodelo artesanal, inscrito na 9ª SAE Brasil Aerodesign, realizada em 2007, obteve a 40ª colocação na classificação geral entre 74 equipes e a 35ª colocação na competição de vôo. Com avião aperfeiçoado, na competição do ano passado a equipe ficou na 28ª posição, entre 77 equipes nacionais e internacionais.

Em exposição na 12ª Festa do Mar, o segundo modelo é feito de madeira balsa, isopor, fibra de vidro, durex e nylon, entre outros materiais, tem aproximadamente cinco quilos e suporta transportar o dobro do seu peso.

A confecção da peça custou cerca de R$ 500. Willian Almeida explica que com melhorias na estrutura e tecnologia do protótipo a equipe classificou-se entre as 30 melhores participantes da competição. No entanto, em modelos que chegam a valer R$ 4 mil, as equipes de ponta usam fibra de carbono e a gente não.

O grupo pretende buscar apoio para financiar o desenvolvimento de um novo protótipo, cujo projeto estrutural e aerodinâmico deve começar dentro de um mês e meio. A segunda etapa do trabalho, testar a eficiência do aeromodelo, deve acontecer na 11ª edição da SAE Brasil Aerodesign, de 23 a 25 de outubro, em São José dos Campos SP.

Para o acadêmico Eduardo Vieira o projeto é interessante porque divulga a FURG e nos mantém em contato com estudantes de outras universidades. A competição serve mais para trocarmos experiências. O campeonato valoriza o empenho dos estudantes de engenharia em praticar os conhecimentos da sala de aula, completa Willian.

Créditos foto: Andréia Pires, ACS/FURG

Legenda: Eduardo Vieira, Willian Almeida e Rafael Gonçalves, acadêmicos de Engenharia Mecânica

 

Subject: Arquivo