FURG na Festa do Mar: Futebol de robôs é atração no estande da FURG

Entre os 10 projetos acadêmicos expostos no estande da FURG na 12ª Festa do Mar, o público jovem, especialmente, tem dado destaque para o FURGBol, a equipe de futebol de robôs pentacampeã brasileira na modalidade SmallSize. No mundo inteiro, este esporte automatizado tem recebido atenção de instituições e empresas porque é uma forma de descobrir novos talentos na informática e automação.

O Núcleo de Automação e Computação Nautec, da FURG, apresenta na Festa do Mar dois tipos de futebol de robôs. Além do SmallSize, está presente no estande o Mixed Reality, que reúne robôs bem menores do que os usados no SmallSize, com campo e bola virtuais. Nesta modalidade, a equipe da FURG sagrou-se vice-campeã brasileira em 2008, na Bahia, numa partida muito disputada, decidida nos pênaltis (a competição segue as regras do futebol comum dois tempos de partida; se empatar, prorrogação e pênaltis).

Dois dos acadêmicos que trabalham voluntariamente no projeto, Renato Casagrande e João Pedro Longhi, dizem que o público tem sido bastante curioso a respeito dos jogadores-robôs e lembram que estão buscando apoio para participar do campeonato mundial, em julho desse ano. Eles ressaltam que, embora voluntário, o trabalho exige dedicação e responsabilidade e que têm metas a alcançar. Um dos objetivos da equipe da FURG, que surpreende os competidores nos campeonatos, é a busca de robôs com qualidade e baixo custo. Os jogadores da FURG custam aproximadamente R$ 1 mil, enquanto alguns adversários custam várias vezes mais.

O site do grupo de robótica que projeta o FURGBol está no ar e tem versão em inglês: www.ee.furg.br/furgbol

 

Subject: Arquivo