HU-FURG integra a Rede Universitária de Telemedicina

Uma videoconferência unindo quatro universidades de norte a sul do Brasil marcou ontem a integração destas instituições ao Projeto Rute Rede Universitária de Telemedicina, criado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e que já conta com 57 integrantes. Entre as universidades que possuem um núcleo Rute está a FURG, através do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Junior.

A inauguração ocorreu no ambiente preparado para as videoconferências, no terceiro andar do HU, com as presenças do vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Luis Eduardo Maia Nery, da diretora geral do HU Sandra Crippa Brandão, professores, médicos, enfermeiros e técnicos. A secretária municipal de Saúde, enfermeira Zelionara Branco, também participou da cerimônia.

O lançamento conjunto uniu de forma virtual as equipes e convidados dos hospitais universitários da FURG, da Universidade Federal de Pelotas UFPel, da Federal do Rio Grande do Sul (Hospital de Clínicas/UFRGS) e da Federal do Amazonas (Ufam). Todos os representantes das instituições falaram ressaltando a importância histórica do momento para o setor de medicina e saúde. O vice-reitor, no exercício da Reitoria, disse que a FURG acredita na formação a distância e que a Telemedicina é a prova da eficácia da aplicação de novas tecnologias para atendimento à população e desenvolvimento do ensino e da pesquisa. Esta tecnologia está a serviço de salvar vidas, disse o professor Ernesto.

REDES O trabalho em redes foi ressaltado pelo pró-reitor Luis Eduardo Maia Nery. Para ele, a grande importância do projeto Rute é a ampliação das possibilidades de formação de redes de pesquisa interinstitucionais, com dinamismo; a ampliação da capacidade de formação no ensino de graduação e pós-graduação e a participação nas atividades médicas em outros hospitais, através de cursos e capacitações. Trabalhar em grupo é melhor que sozinho e trabalhar em rede é melhor que trabalhar em grupo, disse o pró-reitor, lembrando que esta união só trará bons frutos, fazendo desenvolver o ensino médico e, consequentemente o atendimento à população.

REMOTOS Os serviços de saúde em regiões mais remotas são, talvez, os maiores beneficiados do projeto lançado e já em execução pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, na opinião da diretora do HU, médica e professora Sandra Brandão. Ela acredita que este projeto terá dois momentos: o primeiro, de interligação entre as universidades e hospitais, trocando idéias, informações e estudos de casos. O segundo momento será a interação com as unidades básicas de saúde, quando os profissionais de saúde, incluindo técnicos, estagiários, médicos e enfermeiros recém-formados ou já experientes, poderão interagir com outros profissionais, em tempo real, para estudos de casos, possibilitando um diagnóstico mais rápido.

INTERNACIONAL Entre os assistentes da videoconferência de inauguração, estava a coordenadora de Planejamento do HU-FURG, enfermeira Jaqueline Dei Svaldi. Há mais de um ano ela trabalha para implantar o projeto, após aprovação da proposta da FURG. Contando com o apoio técnico do Centro de Processamento de Dados da Universidade, foram instalados os equipamentos necessários e feitas adaptações ao ambiente Rute. O total do projeto, financiado pela Finep-Ministério da Ciência e Tecnologia, chegou a aproximadamente R$ 150 mil. Conforme Jaqueline, esta rede está em todo o País e terá conexões internacionais, podendo ampliar os horizontes de profissionais da saúde, através das videoconferências e estudos de casos. Entre os equipamentos recebidos, estão uma estação fixa de videoconferências, e uma móvel, que poderá ser levada a qualquer local do hospital onde haja casos a serem estudados.

Após a cerimônia on line de lançamento, que foi transmitida também para estudantes de Medicina e Enfermagem no auditório Dr. Vicente Pias, no HU, foi realizada a primeira sessão, tratando de Anatomoclínica. Profissionais e estudantes interessados em mais informações podem procurar o Núcleo de Telessaúde HU/FURG, fone 3233.0287 ou pelo e-mail telessaude@hu.furg.br.

O QUE É A RUTE?

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa que visa a apoiar o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como promover a integração de projetos entre as instituições participantes.

A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A iniciativa do MCT tem página na Internet, para mais informações: http://rute.rnp.br

 

Subject: Arquivo