FURG coordena 5º região do RS na Olimpíada Brasileira de Matemática

O professor Mario Rocha Retamoso do Instituto de Matemática, Estatística e Física-Imef da Universidade Federal do Rio Grande-FURG foi convidado pela direção nacional da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) para atuar como coordenador da Região RS05 da Obmep no estado do Rio Grande do Sul. Entre outras atividades o professor é o responsável por coordenar a participação das escolas públicas dessa região, que totaliza 39 municípios.

Na última edição, ano passado, a Olimpíada foi disputada por 18 milhões de estudantes em todo país. A competição é realizada entre alunos do Ensino Fundamental: 5ª e 6ª séries (Nível 1), 7ª e 8ª séries (Nível 2) e Ensino Médio (Nível 3), com o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, entre outros.

De acordo com prof. Retamoso, a vinda da coordenação da RS05 para Rio Grande vem coroar os esforços que o Imef vem fazendo desde 1993, quando ainda se chamava Departamento de Matemática. Nesse período foi organizada, como projeto de extensão, a 1ª Olimpíada Rio-grandina de Matemática trazendo para esse município, a prática de uma atividade educativa que conta com mais de 100 anos de existência e sucesso em diversos países da Europa, Ásia e também na América do Norte.

Além disso, o Imef aprovou recentemente o Projeto de Extensão: Olimpíada Matemática de Rio Grande-FURG 2009 com seu já tradicional curso preparatório para a competição local. Esse curso preparatório para a competição riograndina pretende trabalhar com material disponível gratuitamente no site da Obmep, oportunizando um melhor preparo aos estudantes das escolas públicas de Rio Grande e São José do Norte desejosos de incrementarem seus desempenhos nas duas competições, explica.

As inscrições para a edição de 2009 iniciaram em 23 de abril e se encerram no próximo dia 15 de maio. Para a 1ª Fase da Obmep a inscrição deverá ser feita por cada escola pública, mediante preenchimento on line da Ficha de Inscrição disponível no site http://www.obmep.org.br. Farto material informando sobre os procedimentos para a inscrição são enviados pela Coordenação Nacional da Obmep diretamente a todas as escolas públicas cadastradas no MEC e a coordenação regional também está visitando as instituições para divulgar o evento.

A Obmep é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada- Impa, da Sociedade Brasileira de Matemática- SBM, do Ministério da Educação-MEC e do Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT, com apoio do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq.

Esclarecimentos sobre as inscrições das escolas na Obmep podem ser obtidos pelos telefones: (53) 3233 6904/6796 ou pela Central Obmep (21) 2529 5084. Sobre a olimpíada local, o telefone para informações é o (53) 3233 6796.

Premiação

A Obmep premia os três mil alunos com os melhores desempenhos com medalhas de ouro, prata ou bronze e bolsas de iniciação científica júnior durante um ano para que durante esse período desenvolvam programas especiais de aprimoramento em Matemática.

Os medalhistas da Obmep contam ainda com o Programa de Iniciação Científica-Mestrado (Picme), realizado em universidades com Programa de Pós-Graduação-PPG em Matemática credenciado pela Capes e que tenham manifestado à direção acadêmica da Obmep seu aceite em participar. Cabe a Obmep apenas a indicação dos alunos.

O modelo do Picme é de dois anos de Iniciação Científica-IC com bolsa do CNPq mais dois anos de Mestrado com bolsa da Capes. Esse formato é flexível, conforme decisão do PPG, podendo o período de IC ser inferior a dois anos e mesmo ser zero para alunos em condições de ingressar diretamente no Mestrado.

Além dos alunos, também são premiados professores, com placas de homenagem ao seu trabalho, coleções de livros indicados pela direção da Obmep e cursos de atualização no Impa-Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas. As escolas com melhor desempenho também podem ser premiadas com livros e vídeos para montagem de uma biblioteca básica de Matemática e Ciências. Secretarias municipais e estaduais cujas escolas tiveram os melhores desempenhos em média recebem troféus alusivos ao desempenho das escolas a elas vinculadas.

Vários estudantes de municípios vinculados à região RS05 já foram agraciados com medalhas de prata e bronze, sendo 12 só na edição de 2008. Esses estudantes receberão seus prêmios em solenidade em Santa Maria (sede da região RS02) em 06 de junho. Estudantes medalhistas de ouro receberam seus prêmios diretamente das mãos do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade realizada no Impa-RJ em 26 de abril.

 

Subject: Arquivo