Professor da FURG tem proposta finalista em programa de pesquisa internacional

Combate à poluição em zonas costeiras é o tema da pesquisa do professor Adalto Bianchini, diretor do Instituto de Ciências Biológicas da FURG, selecionada juntamente com outros sete projetos escolhidos pela Iniciativa de Cadeiras de Pesquisa Internacional (IRCI), no dia 25 de fevereiro.

Lançada em dezembro de 2007 pelo Centro de Desenvolvimento de Pesquisas Internacionais (IDRC) em colaboração com o Programa de Cadeiras de Pesquisa do Canadá, a IRCI solicitou candidaturas para investigação conjunta entre pesquisadores canadenses e oriundos de universidades de países em desenvolvimento. A iniciativa avaliou 104 propostas, das quais duas brasileiras foram aprovadas. As oito equipes irão direcionar-se a desafios diferentes de desenvolvimento.

O grupo de estudo do prof. Adalto Bianchini, de que faz parte o professor canadense Christopher Wood, receberá cerca de R$2 milhões (CND$1 milhão) para financiamento do projeto. A maior parte desse orçamento (75%) será empregada em despesas da pesquisa desenvolvida na FURG.

A equipe brasileira investigará a poluição ambiental nos estuários da Lagoa dos Patos (Rio Grande) e da Amazônia (Belém). Esses lugares foram eleitos como objeto de estudo por apresentarem similaridades, no que diz respeito à atividade humana dentro e no entorno dos corpos dágua. Da observação das regiões, de condições subtropical e tropical, poderão resultar coletas de dados e modelos aplicáveis a outras localidades da América Latina e do Caribe. Estudos de campo e em laboratório adicionais serão conduzidos na Universidade MacMaster e em Porto Hamilton (Canadá).

A combinação entre o aumento gradativo da poluição orgânica e inorgânica, a habitação populacional e o crescimento industrial ameaçam o equilíbrio ecológico das zonas costeiras do Brasil. A restauração, a preservação e o aprimoramento desse ecossistema exigem uma compreensão ampla das práticas sociais e das atividades naturais que afetam os estuários. As contribuições da pesquisa poderão facilitar esse entendimento.

 

Subject: Arquivo