FURG promove curso internacional sobre Hidrodinâmica de Estuários

Até a quarta-feira, 18, cinco estudantes da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, dois do Instituto de Oceanografia da USP, dois da Universidade de Buenos Aires, um da Universidade de Concepción (Chile), um da Universidade Nacional da Colômbia e um da Universidade da República do Uruguai participam de um curso em nível de pós-graduação sobre circulação de estuários na FURG. O curso iniciou dia 9, tendo como ministrante o Prof. Dr. Arnoldo Valle-Levinson do Departamento de Engenharia Civil e Costeira da Universidade da Flórida.

O financiamento para realização do curso foi obtido pelo Prof. Osmar Möller do Núcleo de Oceanografia Física do Instituto de Oceanografia (IO-FURG) junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o consórcio South Atlantic Climate Change (SACC). O CNPq financiou a viagem e a estadia do ministrante.

Nesta primeira semana, os estudantes passam por aulas de caráter teórico-prático e durante a segunda semana realizam atividades a bordo da Lancha Larus da FURG. Dos 43 candidatos que se inscreveram, oriundos do Brasil e de diversos países latino-americanos, foram selecionados 12 estudantes.

Os estudantes de fora de Rio Grande receberam ajuda financeira (passagens e estadia) para participar do curso através do SACC. Este é um consórcio internacional para o estudo de mudanças climáticas no oceano Atlântico Sul, financiado pelo Instituto Interamericano para Investigações de Mudanças Globais (IAI) pelo contrato CRN-2076, explica o Prof. Möller.

O SACC tem como investigador principal o Dr. Alberto Piola do Serviço de Hidrografia e Navegação (SHN) e da Universidade de Buenos Aires. Conta também com outros oito co-investigadores principais de instituições da Argentina, do Chile, do Uruguai e do Brasil, entre eles os professores Patrizia Raggi Abdallah (Instituto de Ciências Econômicas, Adm. e Contábeis), José Henrique Muelbert e Osmar Möller do Instituto de Oceanologia da FURG.

Desde 1999 este consórcio tem financiado bolsas de estudos relacionados à temática das mudanças climáticas para estudantes de vários níveis e financiado diversos cursos, dois deles realizados na FURG. Além das possibilidades de intercâmbio com a FSU através do Prof. Valle Levinson tem-se a oportunidade de divulgar a FURG e Rio Grande para estudantes de outras regiões do Brasil e de outros países. Mais informações sobre o SACC podem ser encontradas em http://www.sacc.org.uy/.

FOTO: Primeira semana é de aulas téorico-práticas

CRÉDITOS: Tammie Faria, ACS/FURG

 

Subject: Arquivo