Aula de Acolhida apresenta a FURG aos calouros

Mais de 500 novos universitários da FURG, além de professores e técnicos-administrativos, participaram na noite de 5 de março, de uma Aula de Acolhida que serviu para apresentação da Instituição e de alguns grupos artísticos-culturais aos quais os calouros poderão se integrar. Foi a primeira vez que a FURG acolheu seus estudantes com esta atividade, realizada no auditório do Cidec-Sul.

A noite iniciou com apresentação do Coral da FURG, regido pela maestrina e servidora da FURG Silvia Zanatta, seguido por declamação de poesia pela 1ª Prenda da 6ª Região Tradicionalista Cibele Siqueira, atividade oferecida pelo CTG Farroupilha. A apresentação a seguir foi de parte do grupo instrumental formado na FURG há seis meses, coordenado pelo músico Luciano Nazário. Mesmo com três dos quinze integrantes, o grupo encantou o público pela qualidade da apresentação. Além de Nazário, ao violão, estiveram no palco do Cidec-Sul o saxofonista Douglas Vallejos e o percussionista Natan Maia.

As apresentações tiveram por objetivo apresentar as atividades culturais desenvolvidas na FURG, as quais podem ter a participação de novos ou veteranos estudantes e servidores, sendo também abertas a integrantes da comunidade em geral. Os interessados devem contatar o Núcleo Artístico e Cultural NAC, que faz parte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Proexc.

UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E DEMOCRÁTICA Para apresentar a FURG aos novos acadêmicos foi palestrante o Reitor João Carlos Brahm Cousin, que mostrou as áreas físicas da Universidade os três campi e as unidades isoladas; a capacidade técnica e de pessoal e algumas atividades, projetos e eventos dos quais convidou os estudantes a participar. Interagindo com o público, Cousin mostrou a missão da FURG e apresentou a Instituição como pública, federal, de qualidade e democrática.

Lembrou que chegou à Reitoria em 2005 após consulta à comunidade universitária e que ao final da gestão, em 2008, o mesmo processo foi iniciado, não havendo inscrição de outra chapa em oposição à atual. Em razão disto, o Conselho Universitário encaminhou ao MEC a lista tríplice com os nomes apresentados pela chapa de situação, tendo sido nomeado pelo Presidente Lula para mais um mandato de quatro anos, que iniciou em janeiro de 2009. Conclamou os estudantes a participarem da vida da Universidade e da próxima consulta para escolha da Reitoria, em quatro anos. Ao final, arrancou risos da platéia ao tomar a lição e perguntar alguns números da FURG que haviam sido apresentados, mas os calouros mostraram ter prestado atenção. Antes, por sugestão de um dos novos universitários, foi feito um minuto de silêncio seguido de uma salva de palmas em homenagem ao médico e professor Magno Spadari, falecido na última segunda-feira.

 

Subject: Arquivo