Grupo Coimbra conta com 45 universidades brasileiras

Cerca de meia centena das mais importantes instituições universitárias do Brasil, entre federais, estaduais e confessionais, formalizaram em Portugal a constituição do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. A cerimônia de proclamação pública do Grupo ocorreu na quinta-feira, 27, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra.

A mensagem do presidente da República de Portugal por ocasião do lançamento do Grupo destaca que a iniciativa é um exemplo concreto da aposta na valorização da profunda afinidade que caracteriza as relações entre Brasil e Portugal. Impossibilitado de comparecer ao compromisso, o presidente Aníbal Cavaco Silva lembra que o projeto foi lançado em sua presença no mês de março, durante as comemorações do bicentenário da chegada do futuro D. João VI e da corte Portuguesa ao Brasil. "Não deixa de ser particularmente oportuno que esta cerimônia decorra, oito meses mais tarde, sob o olhar vigilante do mesmo D.João VI, cujo retrata consta da galeria de pinturas que compõem o espaço singular da Sala Grande dos Actos", referindo-se à Sala dos Capelos.

O Grupo de Coimbra de Universidades Brasileiras adota o Coimbra Group de universidades européias como modelo e a Universidade de Coimbra como matriz cultural. Com isso, a Universidade de Coimbra assume a responsabilidade de potencial elo de ligação para o desenvolvimento de projetos de intercâmbio entre a Europa e Brasil, numa rede de ensino com objetivos transatlânticos. A Universidade de Coimbra terá também um papel de relevância na necessária e desejada cooperação entre o conjunto destas universidades e as que constituem o Coimbra Group, bem como com as suas associadas na Europa, Mediterrâneo, África e América Latina.

A Universidade Federal do Rio Grande-FURG, por meio do reitor João Carlos Brahm Cousin, vice-presidente da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior-Andifes, lidera a comitiva de universidades brasileiras que permanecem até o dia 29 em Coimbra desenvolvendo atividades relativas à formação do Grupo. Além da FURG integram a comitiva as gaúchas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Pelotas,

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sócio-fundadoras

Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal de Amapá, Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Integração Luso-Afro- Brasileira, Universidade Nacional de Brasília, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de S. Carlos, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Ceará, Universidade do Estado de Santa Cruz, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Santa Maria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Pará, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual Paulista, Universidade do Estado de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Metodista de S. Paulo, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Roraima, Universidade Federal de Sergipe, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Viçosa.

Foto: Sala dos Capelos, onde foi proclamado o Grupo Coimbra de Universidades Coimbra

Créditos: José Dinis, Media UC

 

Subject: Arquivo