Campanha do Dia Mundial do Diabetes realiza minicursos

Comemorando o Dia Mundial do Diabetes, o Programa Assistência Integral de Diabéticos (PAID) promove nesta quinta-feira, 27, minicursos para acadêmicos e profissionais da área da Saúde sobre Diabetes: Prevenção e controle, no Anfiteatro do Campus da Saúde, e Diabetes em crianças e adolescentes. Mais de 150 pessoas estão inscritas. A programação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes termina no dia 30, com os momentos de avaliação das atividades, realizadas durante todo o mês de novembro, como palestras e cursos de capacitação.

A Campanha do Dia Mundial do Diabetes é realizada desde 1994 na cidade do Rio Grande, com atividades dirigidas à comunidade diabética e geral, e a capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A partir de 2001, a capacitação foi realizada visando implementar o plano de reorganização da atenção básica ao diabetes juntos às Unidades Básicas de Saúde, envolvendo além de enfermeiros e médicos, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem.

Para a coordenadora do Programa de Assistência Integral de DiabéticosPAID/FURG, Profª. Drª. Aída Luz Bortheiry Meirelles, a capacitação realizada junto às Unidades Básicas de Saúde permitiu uma valiosa troca de experiências. Isso nos aproximou um pouco mais da realidade das pessoas que moram na comunidade atendida por cada unidade. Constatando as extremas diferenças sócio-econômicas e culturais que existem no município de Rio Grande, há necessidade de cumprir com o lema "Unir-se pelo diabetes", da Organização das Nações Unidas para o diabetes desde 2007, e adotar estratégias apropriadas para cada comunidade, explica.

As atividades realizadas na semana de 07 a 14 de novembro junto a acadêmicos e profissionais da área da Saúde destinadas à capacitação de recursos humanos para atenção básica ao diabetes envolveram cerca de 300 pessoas e 34 postos de saúde, incluindo todas as 24 unidades de Estratégia Saúde da Família.

No dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, foi realizada no Anfiteatro da Associação de Caridade da Santa Casa de Rio Grande (junto ao Hospital de Cardiologia) uma palestra aberta à comunidade com a participação dos Professores Tabajara Lucas de Almeida e Robert Betito, abordando o tema Diabetes e escolhas na qualidade de vida, com a presença da Secretária Municipal de Educação e Cultura, a professora Sônia Maria Xavier Tissot.

A campanha continua durante todo o ano. Profissionais e pacientes podem participar das reuniões do PAID-FURG na última quinta-feira de cada mês, às 17h, na Área Acadêmica do Campus da Saúde. Informações: paid@furg.br.

A doença

O Dia Mundial do Diabetes é uma oportunidade para centrar a atenção mundial num assunto de especial importância para a saúde. Existe uma pandemia de diabetes e obesidade que afeta adultos e também crianças. O diabetes é um importante problema de Saúde Pública:

- A cada 10 segundos uma pessoa morre por uma causa relacionada ao diabetes, e mais duas pessoas desenvolvem diabetes.

- Mais de 500.000 crianças menores de 15 anos vivem com diabetes tipo 1 no mundo.

- A cada dia mais de 200 crianças desenvolvem diabetes tipo1.

- Nos países em desenvolvimento 75.000 crianças vivem com diabetes em circunstâncias desesperantes por falta de recursos humanos e materiais para o controle do diabetes.

- O diabetes tipo 1 aumenta mais rapidamente entre crianças em idade pré-escolar, a um ritmo de 5% por ano.

- O diabetes tipo 2, que habitualmente acontecia em adultos, ocorre agora também em crianças, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, afetando crianças até de 8 anos de idade.

 

Subject: Arquivo