FURG representada no Conselho de Agrometeorologia

O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul Copaaergs - disponibiliza ao público rio-grandense um conjunto de informações agro-climáticas relevantes para o planejamento, o monitoramento e a análise da agricultura, com base nas previsões e registros meteorológicos e tendências climáticas.

Ele busca reunir, catalogar, organizar e difundir a informação agrometeorológica já existente e, ainda, estimular a integração e o desenvolvimento das instituições para que novos conhecimentos, técnicas e informações sejam disponibilizados em benefício da agricultura estadual, que precisa evoluir constantemente, tanto no aproveitamento de suas potencialidades climáticas como no enfrentamento das adversidades de mesma natureza que periodicamente assolam as lavouras gaúchas.

A FURG é representada nesse conselho desde sua fundação, pela professora Nisia Krusche (Departamento de Geociências) que contribui com seus conhecimentos climáticos sobre a região sul. No último ano, Nisia propôs a presença de um representante dos pescadores artesanais do estuário da Lagoa dos Patos, pois o protejo Pesqueclima (www.pesqueclima.furg.br) indicou que esta comunidade poderia se beneficiar, pelo menos parcialmente, do reconhecimento sobre a previsão climática e esta proposta encontra-se em fase de implementação.

O Copaaergs promove reuniões técnicas trimensais e reúne meteorologistas e agrônomos que definem quais informações devem ser repassadas com ênfase aos agricultores. É então emitido um boletim com Prognósticos e Recomendações, relacionando a previsão climática às atividades agrícolas, de maneira a garantir melhores safras. Esta atividade tem resultado senão em grandes ganhos, pelo menos em perdas não tão extensas, especialmente em situações climáticas cuja previsão já tem um grau de confiabilidade significativo, como a precipitação excessiva associada ao fenômeno El Niño.

A criação do conselho veio consolidar e institucionalizar estas experiências, abrindo novos horizontes para a cooperação governamental e privada das áreas de climatologia e agronomia, de grande importância para a formulação de políticas públicas, planejamento, orientação ao setor produtivo e às tomadas de decisão em situações específicas. Mais informações pelo site http://www.agrometeorologia.rs.gov.br/

 

Subject: Arquivo