SAÚDE

Projeto do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde realiza pesquisa com alunos do IFRS Campus Rio Grande

Estudo de intervenção deve avaliar se o treino HIIT promove melhorias nas funções cognitivas e saúde mental de alunos

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), da Faculdade de Medicina (Famed), desenvolverá um novo projeto de pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Rio Grande (IFRS). A pesquisa será desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio da instituição que estejam frequentando aulas de Educação Física.

Notícias Relacionadas
Intitulado “Efetividade do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) nas aulas de Educação Física sobre aptidão física, saúde mental e desempenho cognitivo de escolares do ensino médio de Rio Grande, RS: ensaio clínico randomizado”, o projeto visa investigar os impactos na função cognitiva e saúde mental dos alunos após a aplicação de um treino HIIT de 12 minutos realizado na parte inicial das aulas de Educação Física.

Este é o quinto estudo realizado com alunos do IFRS em seis anos, e terá início na segunda quinzena de março. O período de pesquisa será dividido em duas semanas de pré-intervenção composta pela aplicação de testes e questionários, 12 semanas de intervenção (HIIT) e duas semanas de pós-intervenção – consistindo na reaplicação de testes e questionários.

De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Samuel Carvalho Dumith, a ideia da equipe é expandir o projeto. “Esperamos uma alta adesão dos alunos e também que eles se sintam motivados a participar do nosso estudo. Se a intervenção se mostrar efetiva, pretendemos estender aos alunos que não participaram no próximo semestre deste ano. E ainda temos a pretensão de propor que este tipo de exercício faça parte do currículo escolar das aulas de Educação Física no ensino médio em todo o território nacional", revela.

Para a doutoranda e pesquisadora, Vithória Silva Oleiro, a equipe acredita que obterá bons resultados com a pesquisa. “Os resultados poderão ser importantes para a formulação de politicas públicas e estratégias de promoção da saúde para essa população”, afirma a estudante.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo são o coordenador, Samuel Carvalho Dumith; o doutorando Eduardo Gauze Alexandrino (PPGCS/FURG); e a doutoranda Vithória Silva Oleiro. Também compõem a equipe do projeto: Pâmela Moraes Volz; Fabricio Boscolo Del Vecchio; Yuri Rodrigues; Thaizy Santos; Gabriel Endres; Camila Zabisky; Yohana Vieira; Bruno Pedrini; e Matheus Pintanel.

*Estagiária sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer