INCLUSÃO

Pela primeira vez, FURG aplica processo seletivo específico para estudantes transgêneros

Candidatos e candidatas indígenas e quilombolas também participaram da prova neste domingo, 15, no campus Carreiros e em outras regiões do Estado

Foto: Fernando Halal/Secom

O domingo na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) trouxe uma novidade para o ensino superior da região. Pela primeira vez, a FURG realizou a aplicação de provas de um processo seletivo específico para o ingresso de estudantes transgêneros.

Notícias Relacionadas

A prova de Redação em Língua Portuguesa foi aplicada na tarde deste dia 15, no prédio 1 do campus Carreiros, em Rio Grande/RS. Foram oferecidas dez vagas nos seguintes cursos de graduação presenciais da universidade: Medicina, Direito, Psicologia, Artes Visuais (licenciatura e bacharelado), Educação Física, Ciências Biológicas (bacharelado), Pedagogia, Enfermagem e Administração.

No mesmo local e horário, foram aplicadas provas dos Processos Seletivos específicos para candidatos e candidatas indígenas e quilombolas; para estes grupos, também foram realizadas provas nos municípios de Mostardas, Passo Fundo e São Lourenço do Sul.

Para a professora Simone Freire, titular da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid) da universidade, a abertura de um edital para processo específico que contempla travestis e transexuais representa um avanço para a FURG. "De todos os processos seletivos, este é o que mais teve candidatos, o que mostra uma demanda represada no que diz respeito ao acesso à educação na universidade", observa a coordenadora. "Estamos muito felizes que as pessoas estejam aqui participando, e sendo acolhidas - além do acesso, nossa preocupação é com a permanência dessas pessoas na FURG", acrescenta a professora Simone.

Antes da prova, representantes da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros do Rio Grande (ALGBT) distribuíram água mineral e chocolates próximo à entrada do prédio.

O edital do Processo Seletivo 2023 Específico para Ingresso de Estudantes Transgêneros foi aprovado pelo Conselho Universitário a partir da ampliação do programa de ações afirmativas da FURG. Ainda segundo a Caid, a FURG busca, a partir desse novo processo seletivo, dar visibilidade a uma população que vive em um ciclo permanente de vulnerabilidade social e violência, dentre elas, a falta de políticas de acesso à educação.

Considera-se pessoa transgênera aquela que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento, cabendo a si autodeclarar essa condição.

Próximas etapas
A lista de classificados será divulgada até o dia 27 de fevereiro de 2023, na página da Coperse. No mesmo endereço, a convocação e a lista de aprovados serão divulgadas até 28 de fevereiro.

Antes dessa etapa, candidatos e candidatas indígenas e quilombolas passam por entrevista, cuja convocação será publicada em 1o. de fevereiro, na página da Coperse. As entrevistas serão realizadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2023.

O primeiro semestre letivo de 2023 tem início no dia 20 de março.

 

 

 

Galeria

Candidatos e candidatas indígenas e quilombolas também participaram da prova, realizada no domingo

Fernando Halal/Secom