BOLETIM

Comitê divulga nova estimativa do nível da Lagoa dos Patos

Previsão atualizada considera o período de 18 a 31 de maio; confira

Na noite deste sábado, 18, o Comitê de Eventos Extremos atualizou pela 11ª vez o seu documento técnico de acompanhamento do Fenômeno Climático Extremo que nos atinge. Nesta versão, o boletim traz uma nova previsão do nível da Lagoa dos Patos com um prognóstico para o período de 18 a 31 de maio; dados apontam que as cotas de inundação devem atingir a marca de 50 cm, com oscilações entre 20 e 30 cm.

De acordo com o relatório, no final da próxima quinta-feira, 23, a inundação deve recuar significativamente nas áreas urbanas, no entanto, a partir do dia 25 de maio, a Lagoa volta a invadir a cidade com uma inundação de até 50cm. É esperado que a máxima – neste cenário – acontece no dia 27; após este momento, as cotas de inundação previstas variam entre 20 e 30 cm. Confira aqui uma explicação em vídeo.

Alterações na previsão

Notícias Relacionadas
As novas informações contidas neste Boletim atualizam os dados divulgados na nona edição do relatório, publicado na última quarta-feira, 15, essencialmente em relação à redução da inundação prevista - de 80 cm para 50 cm, respectivamente. Essa modificação na previsão do comportamento dos níveis é decorrente da alteração na previsão de intensidade e direção do vento ao longo do tempo.

Previsão do tempo dia a dia (18 a 20 de maio)  

Com informações compiladas pelo professor e meteorologista Ricardo Acosta Gotuzzo, a nova versão do boletim dedica um espaço para informar sobre as condições climáticas para os próximos dias. Neste cenário, a Zona Sul do Estado permanece sob a influência de uma massa de ar frio e seco. A partir deste domingo, 19, a região deverá apresentar instabilidades devido ao fluxo de umidade proveniente do oceano, associado a um centro de baixa pressão próximo à costa sul do estado. “Embora a massa de ar frio e seco perca intensidade, ela continuará a atuar nas demais regiões do estado, mantendo as condições meteorológicas relativamente estáveis”, detalha o relatório.  

Sábado, 18: a temperatura mínima registrada foi de 9,2°C às 6h, enquanto a máxima observada foi de 15,7°C às 13h. A nebulosidade se mantém variável, com céu parcialmente nublado. Os ventos predominantes do quadrante sul variam entre sudoeste e sudeste, com intensidade de fraca a moderada. 

Domingo, 19: a previsão indica acentuação da instabilidade a partir do início da manhã, com céu nublado e ocorrência de precipitação. A temperatura mínima estará entre 10°C e 11°C, e a máxima entre 15°C e 16°C. O regime de vento não apresenta alteração, continuando com ventos do quadrante sul, variando entre sudoeste e sudeste, de intensidade fraca a moderada. 

Segunda-feira, 20: o tempo melhora ligeiramente, com períodos de sol entre nuvens e ausência de precipitação. As temperaturas mínimas e máximas variarão entre 12°C e 18°C, respectivamente. A partir do meio da tarde, haverá uma alteração significativa no regime de vento, que passará a soprar do quadrante nordeste, de intensidade fraca a moderada; essa situação deve perdurar até quarta-feira, 23, quando novas instabilidades devem retornar à região.

Áreas inundadas em Rio Grande   

O novo boletim traz, ainda, seis mapas com estimativas de inundação para algumas regiões do município. A lógica de disposição de áreas segue o que já havia sido pactuado em relatórios anteriores, ou seja, aborda apenas áreas consideradas mais críticas e propensas à inundação.

Os modelos gerados dispõem três classes de inundação. A primeira, na cor azul, elenca áreas onde a inundação pode chegar entre 1 a 25 cm; a segunda, na cor amarela, elenca áreas em que a inundação pode chegar de 25 a 50 cm; e, por fim, na cor vermelha, estão dispostas as áreas em que a inundação pode chegar entre 50 e 75 cm.

Confira a seguir os mapas na íntegra, disponíveis em alta resolução no boletim a seguir.

Boletim 11 - Comitê de Eventos Extremos