VOLTA ÀS AULAS

Com “Semana Plural”, FURG recepciona estudantes em Santa Vitória do Palmar

Atividades pedagógicas e recreativas da Acolhida Cidadã marcaram o início do ano letivo

Photograph: Otávio Chagas/Secom

O ano letivo da FURG teve início no último dia 20. Como já é tradição na instituição, os quatro campi da universidade realizaram ações solidárias e recreativas para recepcionar os estudantes durante a primeira semana de aulas. Em Santa Vitória do Palmar, a comunidade acadêmica esteve envolvida em uma diversificada programação da Acolhida Cidadã, que procurou, a partir da mobilização de diferentes setores, integrar calouros e veteranos às práticas universitárias.

Foram cinco dias de atividades, organizadas conjuntamente pela direção, coordenações de curso, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), PET Turismo e diretórios acadêmicos. Palestras, falas institucionais, passeios guiados e dinâmicas lúdicas protagonizadas pelos alunos compuseram o mosaico de boas-vindas promovido pelo Campus Santa Vitória do Palmar.

De acordo com a professora Bruna Martins, coordenadora do curso de Turismo e uma das idealizadoras desta edição do evento, a semana de acolhida proporcionou a aproximação entre veteranos e ingressantes dos cinco cursos vigentes no campus e a construção de vínculos entre professores e calouros por meio da troca de conhecimentos sobre o ambiente acadêmico. Ainda segundo a docente, momentos de acolhimento como estes são importantes frente ao atual contexto de baixa procura e acentuada evasão estudantil no ensino superior brasileiro.

Para a veterana do curso de Tecnologia em Eventos, Ana Corrêa Acosta, a experiência em participar da organização do evento foi bastante satisfatória, considerando que a ocasião possibilitou o estreitamento das relações sociais entre alunos das diferentes graduações: “Fiquei muito feliz em ver os cursos interagindo entre si e trabalhando em equipe. Acredito que por isso tivemos uma ótima semana de acolhida. Obtive aprendizados que vou levar para a vida”. Em seu entendimento, acolher os novos estudantes que chegam ao campus é um exercício continuado de cooperação: “Vai muito além de dizer onde fica a secretaria ou a sala de professores. É sobre ter alguém que te ajude nas dificuldades, te incentive e seja teu amigo. Com certeza, esses valores serão aprendidos e passados para frente”, destaca a estudante.

Já tendo frequentado outras instituições de ensino superior, o mineiro recém-chegado a Santa Vitória do Palmar, Weslei Oliveira Bispo, enfatiza a boa recepção da FURG em sua primeira semana de aulas: “Já passei por diversas acolhidas e essa foi a melhor de todas”. O educador físico e, agora, calouro de Tecnologia em Eventos, avalia como positivas as primeiras impressões sobre a cidade e também sobre o campus: “Eu fui muito bem recebido aqui, me senti muito acolhido. Por ser um campus menor, você acaba tendo acesso rápido às pessoas, ao diretor e aos professores”. Das atividades que participou, o jovem evidencia a importância da palestra sobre o plágio acadêmico, ocorrida na noite do dia 22 no auditório do Latur. Em sua compreensão, esse debate no início da vida universitária é primordial para que os estudantes produzam textos acadêmicos qualificados.

A volta às aulas do campus, que este ano teve como temática “Semana Plural FURG - Santa Vitória do Palmar”, faz parte do Programa Acolhida Cidadã, instituído de forma pioneira na universidade em 2010 com a intenção de coibir trotes violentos e promover ações solidárias e respeitosas à dignidade das pessoas dentro e fora dos espaços universitários.

Confira, em nossa galeria, um resumo ilustrado das ações ocorridas na FURG-SVP para a Acolhida Cidadã do primeiro semestre letivo de 2023.

 

Gallery

Direção saudou calouros e veteranos na noite de segunda-feira, 20. Os gestores, Fernando Comiran e Darciele Menezes, explicaram à comunidade acadêmica as atribuições da administração e os encaminhamentos feitos para solucionar os problemas infraestruturais do campus.

Otávio Chagas/Secom