VOLTA ÀS AULAS

Campus Santa Vitória do Palmar recepciona calouros a partir de segunda-feira, 20

Palestras, passeios guiados e atividades recreativas estão incluídas na programação da Acolhida Cidadã

Na próxima segunda-feira, 20, iniciam as aulas do primeiro semestre letivo da FURG. Em Santa Vitória do Palmar, são esperados 122 novos estudantes – aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Processo Seletivo Próprio. Para recepcionar esses calouros, direção, coordenações de curso, diretórios acadêmicos, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e o grupo PET Turismo prepararam diversas atividades de integração para a semana da Acolhida Cidadã.

De acordo com a vice-diretora do campus, Darciele Menezes, o início do ano letivo de 2023 é um marco para a universidade, pois concretiza a pluralidade de formas de ingresso no ensino superior público. “É um novo momento para as universidades públicas brasileiras. A educação, aos poucos, está voltando a ser prioridade em diferentes setores do atual governo e também na vida de muitas pessoas, que enxergam nela o principal meio para um futuro melhor”, enfatiza a gestora. Ainda segundo a professora Darciele, a direção do campus tem atuado para garantir aos alunos a melhor experiência universitária possível, zelando pelo bem-estar da comunidade acadêmica e buscando parcerias que proporcionem melhorias na área de infraestrutura.

Para a Acolhida Cidadã deste ano, estão agendadas falas institucionais, palestras, passeios guiados e atividades de integração entre os estudantes. Além disso, nesta edição do evento será realizada a 1ª Gincana Plural – com ações esportivas e dinâmicas recreativas voltadas ao acolhimento dos novos estudantes.

No programa FM Café, transmitido na tarde de quinta-feira, 16, é possível acompanhar um pouco mais sobre as iniciativas do Campus Santa Vitória do Palmar para a Acolhida Cidadã 2023/1. Participaram da roda de conversa: a professora Lígia Dalchiavon e os coordenadores dos diretórios acadêmicos dos cursos Relações Internacionais e Tecnologia em Eventos, Carlos Oliveira e Lucas Guttierrez.

Confira, a seguir, os destaques da programação de boas-vindas aos novos estudantes da FURG-SVP, que acontece de 20 à 24 de março. A agenda completa de atividades está disponível nas mídias sociais dos cincos cursos ofertados no campus – Comércio Exterior, Hotelaria, Relações Internacionais, Tecnologia em Eventos e Turismo.

 

20/03 (segunda-feira)

19h: Recepção da direção do campus e coordenações de curso – Auditório Latur;

20h: Coffee Break;

20h30min: City tour pelo campus;

21h30min: Dinâmica de apadrinhamento, organizada pelos diretórios acadêmicos.

21/03 (terça-feira)

19h: Apresentação dos Sistemas de Biblioteca (SIB) – Auditório Latur;

20h: Palestra “Inserção Universitária” com a PRAE – Auditório Latur;

21h: Dinâmica de aproximação, organizada pelos diretórios acadêmicos.

22/03 (quarta-feira)

14h30min: City tour no centro histórico – Praça General Andrea;

19h: Palestra “O plágio acadêmico é um problema ético, jurídico e pedagógico?”, com a profa. Virgínia Corrêa – Auditório Latur;

21h: Dinâmica de aproximação, organizada pelos diretórios acadêmicos.

23/03 (quinta-feira)

14h30min: 1ª Gincana Plural, organizada pelos diretórios acadêmicos;

19h: 1ª Gincana Plural, organizada pelos diretórios acadêmicos;

24/03 (sexta-feira)

19h: Dinâmica de aproximação, organizada pelos diretórios acadêmicos.