BIBLIOTECA

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada na FURG São Lourenço do Sul

O minicurso “Por que ler os clássicos?” foi oferecido à comunidade acadêmica e lourenciana

Com o objetivo de incentivar e valorizar a leitura, os livros e as bibliotecas, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto n° 84.631 de 12 de abril de 1980. Para celebrar esta data o Sistema de Bibliotecas da FURG organizou atividades culturais e populares nos campi, oferecendo à comunidade acadêmica e lourenciana a oportunidade de conhecer mais sobre os livros e seu papel na sociedade. Em 2023, o tema “O livro em tempos digitais: desafios para a formação de leitores” foi escolhido para incentivar e valorizar a leitura nos dias atuais.
As atividades foram realizadas em Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha, de forma presencial e híbrida, com palestras que abordaram temas como os desafios para a formação de leitores em tempos digitais, oficinas de pequenos reparos em livros e criação de marcadores de páginas, e a exposição permanente “Não julgue o livro pela capa”.

A professora da FURG-SLS Gabriela Silva ministrou o minicurso “Por que ler os clássicos?”, conversando sobre a importância da leitura como um ato de resistência e valorização da história: “Italo Calvino diz que ‘um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer’ e desde os tempos mais antigos, até os atuais, os clássicos ocupam uma parte da história do momento, mas também se organizam a partir de modelos de comportamento. A leitura nos permite entender a sociedade, a nossa história, voz, local de fala, evolução social e política, é algo a ser incentivado a todo cidadão. Ela permite que tenhamos a experiência do outro, conheçamos a visão do outro e possamos ver a sociedade de modo mais amplo e mais altruísta. [...] Eu não acredito que os livros irão morrer diante da tecnologia, mas creio que ir a uma biblioteca, frequentar espaços de leitura é um ato de resistência, é a manutenção da história da humanidade através desses espaços.”


O Sistema de Bibliotecas da FURG busca realizar atividades multicampi, proporcionando a comunidade a oportunidade de estar inserida em um ambiente de leitura e aprendizagem. “Há muitos anos o sistema de Bibliotecas faz atividades alusivas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, já tivemos atividades voltadas às Bibliotecas e sua organização, aos bibliotecários com atualizações da carreira, este ano em especial voltamos nossa atenção aos livros, incentivar a leitura, apesar de ser uma atividade permanente em nossa profissão, se torna mais especial, quando damos mais evidência a esta atividade.” destaca Doris Santana, bibliotecária da FURG-SLS.

 

Gallery

A professora da FURG-SLS Gabriela Silva ministrou o minicurso “Por que ler os clássicos?”, conversando sobre a importância da leitura como um ato de resistência e valorização da história

Divulgação