EVENTO

Programação do 7º HortPANC é divulgada

Estão previstas palestras, mesas redondas, apresentações e dia de campo; evento acontece de 23 a 25 de abril em São Lourenço do Sul

Photograph: Divulgação

A comissão organizadora do 7º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (HortPANC) torna pública a programação oficial do evento, que acontece de 23 a 25 de abril, em São Lourenço do Sul.

Considerado o maior encontro sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) do Brasil, o 7º HortPANC contará com palestras, mesas redondas, apresentações e dia de campo (confira no final da notícia). As inscrições encontram-se no terceiro lote e podem ser realizadas neste link.

O objetivo do evento é ampliar o diálogo sobre a produção das PANC, espécies que têm ganhado cada vez mais espaço no contexto nacional, se mostrando uma alternativa na busca por diversidade alimentar e trazendo impactos positivos à renda de agricultores e agricultoras.

Os dois primeiros dias (23 e 24 de abril) serão realizados na zona urbana de São Lourenço do Sul. Já o encerramento do HortPANC acontecerá no dia 25 de abril, em um dia de campo no interior do município, na localidade de Espinilho, onde está sendo desenvolvida uma área experimental.

A edição de 2024 está sendo construída pelos projetos PANCPOP e PANCultura da FURG São Lourenço do Sul, em conjunto com a universidade e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Unidade Hortaliças.

Também recebe o apoio da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS; da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da FURG; do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos), do VP Centro de Nutrição Funcional e da Isla Sementes.

A organização do 7º HortPANC disponibilizará ônibus do aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre/RS, até São Lourenço do Sul. O transporte é exclusivo e gratuito para participantes que descem no aeroporto.

Dúvidas podem ser esclarecidas no Whatsapp (53) 9188-5184.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 1 - 23/04
Manhã
1º As Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil: avanços e aplicações no contexto agroecológico urbano e rural
2º Sistemas de produção de hortaliças tradicionais no Brasil

Tarde
1º As potencialidades nutricionais e nutracêuticas das hortaliças PANC.
2º As PANC na agricultura familiar, camponesa e quilombola: agricultores e agricultoras na mesa.

Dia 2 - 24/04
Manhã
1º As PANC na gastronomia e culinária: da tradicionalidade à ressignificação das espécies em preparos não convencionais
2º Novas fronteiras da sociobiodiversidade não convencional: FANC, HaloFANC e Plantas Medicinais.

Tarde
1º Apresentação de trabalhos (pôster)
2º Roda de conversa: Estratégias para a popularização das PANC nos diferentes territórios: interfaces com agroecologia, agricultura urbana e economia solidária".

Dia 3 - 25/04
Manhã
Dia de Campo - Sítio Espinilho, interior do município de São Lourenço do Sul
Tarde
Dia de Campo (a confirmar) - a comissão organizadora está avaliando a possibilidade de mais um turno pela tarde, a depender do número de inscritos.

*Será oferecido transporte para ida e volta do dia de campo
** O transporte é exclusivo para os inscritos no dia de campo e que confirmarem presença no primeiro dia do evento.