GESTÃO AMBIENTAL

PET Gestão Ambiental realizou mais uma edição do ciclo de palestras “Diálogos Sustentáveis”

O encontro debateu a importância dos catadores de materiais recicláveis na sustentabilidade urbana e ambiental

Na última quarta feira, 18, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Gestão Ambiental da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) promoveu o encontro Diálogos Sustentáveis, um ciclo de palestras que busca oportunizar debates sobre a problemática ambiental, de forma híbrida. Já foram discutidos assuntos como: licenciamento ambiental, gestão ambiental como profissão, projetos eólicos, megaprojetos de mineração, direitos animais e descarbonização.
Nesta edição, foi abordado o tema “Brilho Invisível: A Importância dos Catadores de Materiais Recicláveis na Sustentabilidade Urbana e Ambiental”. O assunto foi conduzido pela aluna do curso, Beatriz Lopes e ministrado por Michele Chuquel, graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental (FURG) e Mestra em Ciências Ambientais (UDESC).
“Poucos catadores estão organizados em cooperativas, e isso é preocupante, pois uma pessoa gera em média 1kg de resíduos sólidos por dia e não há pessoas suficientes em cooperativas para fazer a reciclagem desse lixo. Os catadores quando não estão em cooperativas, ficam mais expostos a questões climáticas, se machucam, sofrem discriminação e outras situações. Por isso é importante o debate, para termos outro olhar para essas pessoas que desenvolvem esse trabalho nos municípios. [...] Como vemos o resíduo sólido reutilizável e reciclável? Vemos como bem econômico que tem valor social, que é um promotor de trabalho, renda e cidadania? Ou vemos nosso resíduo como lixo e sujeira, que não presta pra nada? Infelizmente muitos brasileiros ainda vêem o lixo dessa forma e isso nos afasta e nos faz ver o catador com preconceito. Os resíduos são materiais que vão gerar renda, trabalho e mudar nosso planeta, por isso devemos transformar nosso olhar sobre o nosso consumo e desperdício.” destacou Michele em sua fala.

Para o Professor Eduardo Forneck, responsável pelo PET Gestão Ambiental, “é importante encontros como este para promover o debate e sensibilizar a população sobre as questões ambientais e ao mesmo tempo, a partir deste diálogo, indicar e promover possíveis soluções, mudanças de atitudes, ações do poder público e da Universidade no sentido de solucionar os problemas e mitigar os impactos da crise ambiental.”


Para assistir o encontro completo, clique aqui..

 

Gallery

Divulgação