Natureza

FURG-SLS promove 3ª Passarinhada na Lagoa neste sábado, 27

Iniciativa busca sensibilizar a comunidade para a conservação da natureza e a criação de unidades de conservação

Neste sábado, 27, os apreciadores de aves terão a oportunidade de participar da 3ª Passarinhada na Lagoa com o Clube de Observadores de Aves (COA/SLS). O evento gratuito começará as 7h, com saída da ponte do arroio Carahá.

A atividade será realizada em parceria com o Programa de Educação Tutoriada (PET) do curso de Gestão Ambiental da universidade, sendo uma chance para explorar a vida das aves e seus habitats na cidade, além de promover a conexão com a natureza.

“Será uma caminhada leve com uma certa distância. Vamos caminhar devagar, conversar sobre as aves, suas espécies, o que elas comem, quais são os seus comportamentos e em que ambientes elas podem ser vistas. Também abordaremos as ações necessárias para manter esses ambientes conservados,” explicou Eduardo Forneck, professor responsável pelo PET Gestão Ambiental.

Além de observar as aves, os participantes vão ouvir os seus sons e adquirir conhecimentos sobre ecologia e a conservação da natureza através de um roteiro com ambientes de campo, banhado, restinga, juncal e beira de praia.

A partir dessa sensibilização e percepção das aves e ambientes, Eduardo ressalta que a iniciativa visa sensibilizar a comunidade para a conservação da natureza e a criação de unidades de conservação, como parques e reservas, além de espaços de observação de aves na beira da lagoa. O objetivo é melhorar a qualidade ambiental do município e atrair turistas com maior consciência ecológica.

A ação surgiu do compromisso do COA em realizar saídas de campo sistemáticas, permitindo que os interessados e admiradores de aves observem e adquiram conhecimento sobre a conservação das aves.

Conforme informações de Eduardo, o COA faz parte de uma rede de clubes de observadores de aves no Brasil, com presença em diversas cidades do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Santa Maria, Três Coroas e Pelotas, além de São Lourenço do Sul.

Ao falar sobre o impacto de iniciativas como esta, o professor afirma que elas contribuem para o desenvolvimento do ecoturismo no município, sensibilizam a população sobre a importância da conservação ambiental e fortalecem a relação entre a universidade e a comunidade local.

“Esta é uma iniciativa que aproxima o conhecimento acadêmico sobre a ecologia das aves da comunidade, promovendo a conservação dos ambientes, o ecoturismo e uma economia mais ecológica e solidária para o município,” concluiu.